skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
GUARDIÕES DA ÁGUA | Oficineiros Conhecem Estruturas Do Semae

GUARDIÕES DA ÁGUA | Oficineiros conhecem estruturas do Semae

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), os novos integrantes do projeto Guardiões da Água tiveram a oportunidade de iniciar sua trajetória conhecendo os espaços do Semae. Como forma de entenderem e se aproximarem dos serviços da autarquia, os oficineiros, guiados pela equipe técnica de Educação Ambiental, visitaram a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2), a Elevatória de Água Bruta (EAB), e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Vicentina e Feitoria.

Os Guardiões foram recepcionados pelo diretor-geral, Geison Freitas, em uma café da manhã inteiramente produzido por produtores da Economia Solidária de São Leopoldo. “O acolhimento aos novos Guardiões da Água foi pensado, cada detalhe, para aproximá-los dos objetivos estratégicos da autarquia, empoderando os oficineiros para que se tornem porta-vozes do Semae na comunidade. A educação e o desenvolvimento sustentável são parte importante do trabalho que pretendemos desempenhar com o projeto no próximo período”, relata o diretor-geral.

Para Fernanda Bicoski, da Educação Ambiental, “a importância deste projeto para o Semae é ser uma ferramenta de a

proximação da comunidade leopoldense com o tema do saneamento, através dos oficineiros, para que se construa um pensamento crítico, coletivo e de pertencimento para o enfrentamento dos desafios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Priorizamos que todos os integrantes do projeto conheçam nossas estações de captação e tratamento de água e esgoto, para que possam acompanhar os serviços que operamos ininterruptamente para entregar saúde à população”, coloca.

Sobre o projeto Guardiões da Água
Guardiões da Água é um projeto de educação socioambiental realizado através de oficinas de comunicação comunitária, música, muralismo, educação socioambiental e ludicidade e educação ambiental comunitária, no município de São Leopoldo. Nas oficinas, de acesso gratuito à população de todas as faixas etárias, são apresentados temas relativos ao saneamento e meio ambiente, bem como o papel de cada cidadão para a melhoria do ambiente local, rumo ao desenvolvimento sustentável.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Fotos e Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102

 

Back To Top

Send this to a friend