Semae Inaugura Nova Captação Para Aumentar Bombeamento De água

Semae inaugura nova captação para aumentar bombeamento de água

Reafirmando o compromisso da gestão atual em entregar as importantes obras que estavam paradas antes do vice-prefeito, Daniel Daudt Schaefer, assumir a direção do Semae – em dezembro de 2015 –, o atual diretor-geral da autarquia, Gilberto Fernandes Millão, inaugurou a nova Elevatória de Água Bruta (EAB), único ponto de captação de água da cidade.

O evento, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), é a segunda inauguração do Semae em setembro – no começo do mês, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Distrito Industrial também foi entregue. Todas essas obras estavam paradas e foram retomadas pela gestão de Daniel e continuadas com Millão.

“Tive a honra de assinar o contrato que autorizava o início dessa grande obra, na minha primeira passagem como diretor-geral, ainda em 2004”, recordou Millão, destacando que 12 anos depois ele mesmo pode inaugurar a estrutura. “Isso só foi possível por conta de uma administração voltada aos problemas reais da nossa autarquia. A gestão do prefeito Aníbal Moacir e do vice-prefeito, Daniel Daudt, que assumiu o Semae e deu continuidade às obras estagnadas, fazendo o que tinha de ser feito, pagando contas, renegociando dívidas e colocando o Semae nos trilhos”, sublinhou.

O diretor-geral também lembrou que junto a outras melhorias, a nova EAB vai permitir que não falte mais água para a população leopoldense pelos próximos 20 anos.

Com investimento total de mais de R$ 14,5 milhões, neste primeiro momento, a EAB vai operar em fase de testes com uma motobomba anfíbia e mantendo o sistema antigo de bombeamento de 600 litros por segundo. Estando a pleno, a captação operará com mais duas motobombas e o novo sistema de bombeamento passará para 900 litros por segundo, um incremento de 26 milhões de litros por dia, o equivalente a 13 reservatórios de água com capacidade de 2 mil metros cúbicos diariamente.

Completando o sistema, nos próximos dias o Semae entregará para São Leopoldo mais uma obra: a ampliação da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2).