CENTRO | Nova Adutora De água Já Está Em Funcionamento

CENTRO | Nova adutora de água já está em funcionamento

? Digue Cardoso | Comunicação Semae

Na tarde desta terça-feira (5), o prefeito Ary Vanazzi e o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, acompanharam os trabalhos realizados junto à nova adutora de água implantada pela autarquia, no Centro.

A tubulação foi colocada em funcionamento hoje. Tem 2.600 metros de extensão, trechos de 250mm e 355mm de diâmetro e faz parte do Programa de Substituição de Redes, iniciado em outubro de 2019.

Conforme Etter, a nova rede irá garantir a melhoria do abastecimento no município por um longo período, já que a vida útil do polietileno de alta densidade (PEAD), material do qual é feita, é de aproximadamente cinquenta anos.

“Na área central, estão as redes mais antigas de São Leopoldo, com maior registro de rompimentos, de vazamentos e, consequentemente, de baixa pressão. Por isso, o trabalho começou por aqui. O benefício, porém, não se restringe aos moradores do Centro. As regiões Norte e Oeste também serão favorecidas. É uma obra estratégica, que foi pensada e que resolverá um problema crônico do abastecimento nesta área”, explicou.

O prefeito Ary Vanazzi destacou que o Programa de Substituição de Redes é histórico para o município e deixa para trás um período de racionamento de água.

“Estamos vivendo cinco meses de seca e não tivemos falta d’água na cidade. Isso é resultado de um processo que nós planejamos. Desde 2017, investimos na captação, na reservação e na distribuição de água. Agora também vamos economizar com os consertos que deixaremos de fazer, com a recolocação de asfalto que não será mais necessária”, comentou.

A nova rede é implantada com método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas. Até agora, foram investidos R$ 4 milhões de recursos próprios do Semae.

O planejamento prevê que até 2024 todas as redes da área central sejam substituídas. Além da adutora, foram estendidos outros 16.400 metros de rede em 29 quadras já concluídas.

✍? Daiane Pires | Jornalista | MTb 15.127