skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
PLANO DE MACRODRENAGEM | Recuperação Das Comportas

PLANO DE MACRODRENAGEM | Recuperação das comportas

Foto: Digue Cardoso

O Semae está trabalhando na recuperação das comportas do município de São Leopoldo. O novo material, tratado com galvanização a fogo, tem uma vida útil superior – cerca de 30 anos para sofrer alguma corrosão por esgoto – na relação com as comportas anteriores que em uma década ficaram completamente enferrujadas pelo contato com os efluentes.

Com o investimento previsto em cerca de R$ 230 mil, a revisão é parte das ações de prevenção de cheias, assim como a limpeza dos canais de macrodrenagem de toda a cidade. As comportas estão sendo revisadas nas casas de bombas da João Corrêa, da Rodoviária, do Ginásio Municipal, da Campina e do Arroio Cerquinha.

No arroio João Corrêa, por exemplo, em um pico de vazão, as comportas se fecham automaticamente evitando que a água se espalhe para os bairros do entorno. Da mesma forma, quando o nível do canal está baixo, as comportas abertas possibilitam o escoamento da água acumulada nos canais dos bairros Vicentina e São Miguel.

De acordo com o assessor técnico de Engenharia, Everson Gardel, o objetivo é mitigar os impactos das grandes precipitações pluviométricas, ou seja, das grandes chuvas. “As comportas têm a função de proteger os bairros em um pico de chuva e, por consequência, o aumento repentino do nível da água nos arroios, canais e diques”, afirma.

Back To Top

Send this to a friend