skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Água: é Importante Cuidar Bem Dela

Água: é importante cuidar bem dela

Aproveitando a passagem do Dia Mundial da Água comemorado no domingo, 22, o Semae traz uma série de reportagens que visam à conscientização para os problemas enfrentados com a falta do produto. Hoje, segundo a Organização das Nações Unidas, 40% da população do planeta já sofrem as consequências da falta de água. Além do aumento populacional, a falta de recursos hídricos tem graves implicações econômicas e políticas para as nações.

Conforme especialistas, em 2025 dois terços da população mundial não terão acesso à água potável se nada for feito para evitar a escassez. No Brasil a mais grave crise de racionamento de água já está ocorrendo em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para o diretor do Semae, Márcio Rubert, uma das principais medidas a serem tomadas para evitar essas calamidades é o combate ao desperdício.

Gestão

Segundo Marcio, o Semae busca através de uma gestão eficaz a redução das perdas por meio do aumento da eficiência. Conforme explica, substituição de redes antigas, fiscalização de ligações irregulares e a conscientização da população, através de campanhas educativas são ações que a autarquia realiza sistematicamente para evitar o desperdício. “É preciso fazer entender que a poluição e o desperdício reduzem a água disponível e que quando se abre a torneira está se usando um bem precioso”, salientou Marcio.

Back To Top

Send this to a friend