skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Obras De Melhoria Na Captação De água Recomeçam

Obras de melhoria na captação de água recomeçam

Depois de muitas idas e vindas, paralisações e pouca evolução, recomeçou nesta terça-feira (22) a obra da Elevatória de Água Bruta (EAB) do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). O local, que fica na avenida Imperatriz Leopoldina, é o único ponto de captação de água que o Semae possui na cidade.

Na manhã de ontem, uma equipe de mergulhadores e uma retroscavadeira já iniciaram o trabalho de colocação dos gabiões na margem do rio. E outra equipe de uma empresa terceirizada dava continuidade a montagem do tanque de amortecimento da EAB. “Esse tanque servirá como dispositivo de proteção da nova rede adutora”, disse o engenheiro do Semae, Vicente Fonseca, que acompanhou o início dos trabalhos, junto com o diretor-geral, Daniel Daudt Schaefer, representantes das empresas e outros engenheiros do Semae.

Quando estiver pronta, a nova obra poderá bombear até 1.500 litros de água por segundo, mais que o dobro da capacidade atual. Agora, por exemplo, são duas bombas operando para a Estação de Tratamento de Água da Feitoria (ETA 2), ao final da obra serão quatro, bombeando 1.200 litros de água por segundo.

Somente nesta terça-feira, as equipes aprontaram 38 gabiões junto ao canal de entrada do rio, onde estão posicionadas as bombas. Segundo o engenheiro Vicente, o local é próprio para isso já que antes a captação era feita muito perto da margem, possibilitando a entrada de resíduos e dificultando o trabalho de limpeza das bombas.

Depois da colocação dos gabiões e da conclusão do tanque de amortecimento, faltarão apenas alguns ajustes para que a obra possa ser concluída. “A meta é terminar todas as obras que fazem parte da captação até o final do verão”, sublinhou Vicente.

Back To Top

Send this to a friend