skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Geofonagem Ajuda No Combate A Perdas E Vazamentos De água

Geofonagem ajuda no combate a perdas e vazamentos de água

Em 2013, o Semae examinou mais de 200 quilômetros de rede a procura de possíveis vazamentos. O Programa de Combate a Perdas que a autarquia vem desenvolvendo em parceria com a AES Sul faz diagnósticos que abordam as atividades de manutenção da rede, pressão excessiva e controle nos vazamentos que é um dos principais problemas para definir ações eficientes.

Através da geofonagem, técnica que utiliza equipamento de alta precisão para detectar possíveis vazamentos nas redes de água, é possível trabalhar com a redução de perdas de água e de desperdício de energia elétrica no sistema de abastecimento do Semae. “Esse é um dos processos que estamos utilizando quando implantamos o Programa de Modernização de Gestão”, destaca Sandro Camargo, Diretor Adjunto da autarquia.

Plano

O plano de ação de redução de perdas reais e aparentes foi concebido com a implantação simultânea de projetos de redução de perdas reais, o que significa melhoria na qualidade dos reparos, controle e gerenciamento de pressão, controle nos vazamentos e melhoria na infraestrutura. Conforme o diretor do Semae, Gerson de Borba, o combate à perda aparente tem como o Departamento Comercial seu principal executor.

Segundo ele, ações como implantação de hidrômetros, revisão do cadastro comercial, combate a ligações clandestinas e irregulares, mais conhecido como gato, foram realizadas durante o ano com o objetivo na melhoria do desempenho operacional reduzindo perdas e consumo de energia elétrica. “O modelo de gestão do sistema é para garantir a sustentabilidade dos resultados a curto e longo prazo, esperando os resultados positivos das ações”, projeta Gerson.

Back To Top

Send this to a friend