skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Impulsiona Obra Da ETA 2

Semae impulsiona obra da ETA 2

Com o objetivo de impedir que a população de São Leopoldo sofra com  racionamento de água no próximo verão, o Semae está priorizando a finalização de algumas etapas da obra de ampliação no Sistema de Tratamento da Água ETA 02. Mesmo com as mudanças de temperatura e constantes chuvas, as equipes estão em ritmo acelerado para  entregar até dezembro novos filtros e decantador para que o abastecimento seja normal.

Desde que assumiu o Semae, em janeiro de 2013, o diretor Gerson Luis de Borba luta pelo não racionamento e as constantes faltas de água que atingiram a cidade em 2011 e 2012. As obras de ampliação da captação de água e aumento da capacidade de tratamento da ETA 2 serão, segundo Gerson, primordiais para que o sistema produza na medida certa. “Trabalhamos contra o tempo para que o Semae tenha condições de abastecer nesse verão, sem interrupções, toda a cidade”, destaca o diretor.

Ampliação

Atualmente, já estão se concretizando a ampliação dos filtros e a estação elevatória de lavagem dos filtros com capacidade de 500 cúbicos, a nova casa de química e a reforma no decantador 01. Conforme o diretor, até dezembro desse ano essas obras estarão finalizadas. Ainda fazem parte da ampliação do sistema de reservação de água tratada a construção de reservatório com capacidade de 2500 metros cúbicos, tanques de produtos químicos, canalizações de interligação e interligação da adutora de DN 600.

A obra, que faz parte do PAC 2, é financiada pela Caixa Econômica Federal e está prevista para ser finalizada em dezembro de 2014. A ETA 2 terá capacidade de tratar 1.200 litros de água por segundo, duplicando a atual que é de 600 l/s. Valor total da obra é de R$ 10.227.998,43, sendo R$ 1.105.418,63 contrapartida da autarquia.

Back To Top

Send this to a friend