Nova Captação De água Será Inaugurada Pelo Semae, Nesta Quinta

Nova captação de água será inaugurada pelo Semae, nesta quinta

A próxima quinta-feira (15) contemplará a inauguração de uma das mais importantes obras do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) para melhoria da distribuição e tratamento de água para São Leopoldo: a nova Elevatória de Água Bruta (EAB), local onde está situado o único ponto de captação de água da cidade.

Com assinatura de início em 2004 – no período em que o atual diretor-geral do Semae, Gilberto Fernandes Millão, estava à frente da autarquia –, a EAB começou a receber os primeiros operários, de fato, em 2006. Após isso, a obra oscilou entre
momentos de evolução e de parada. Em janeiro deste ano, depois de o vice-prefeito, Daniel Daudt Schaefer, assumir a gestão do Semae, os procedimentos foram retomados a pleno.

No total, o valor investido na EAB chega a R$ 14,5 milhões – o orçamento inicial estava em torno de R$ 9 mi –, recurso oriundo de financiamento da Caixa Econômica Federal.

Para o melhor funcionamento da captação, nos próximos dias também será entregue pelo Semae a ampliação da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA II), que contempla: um reservatório elevado, cinco novos filtros, reforma no reservatório existente, nova casa de química, seis tanques de produtos químicos, um decantador, dentre tantas outras melhorias. Tudo isso, em consonância com a EAB ampliará o abastecimento de toda a cidade para 1.200 litros por segundo (hoje, a ETA II opera com 900 litros por segundo). O investimento total da ETA II é de R$ 13 milhões, vindos da Caixa Econômica Federal e recursos do orçamento geral da união a fundo perdido.

Ambas as obras devem garantir o abastecimento de água para toda a população, mesmo em período de seca severa.