skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Inicia Testes Com Uso De Drone Para Levantamentos Topográficos E Cadastro Técnico

Semae inicia testes com uso de drone para levantamentos topográficos e cadastro técnico

O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) iniciou testes com uso de drone para levantamentos topográficos e cadastro técnico, na terça-feira, 31 de janeiro. As primeiras medições foram feitas na Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2), na avenida Imperatriz Leopoldina. O objetivo é identificar as necessidades para a constituição de projetos de ampliação das redes de abastecimento de água e demais serviços de esgotamento sanitário.

Os Estudos de Concepção, o Projeto Básico e o Projeto Executivo a serem desenvolvidos deverão ser conduzidos em consonância com os Planos Municipais de Saneamento. A previsão é concluir os trabalhos em 60 dias.

O assessor técnico de Engenharia, Ronan de Jesus explica que o uso dessa nova tecnologia qualifica e agiliza o processo de levantamento topográfico e cadastro técnico. “Em 2017, era utilizado o sistema de estação total, onde o equipamento faz medição de ângulos e distâncias nos levantamentos topográficos. Esse tipo de processo tem alcance limitado. Depois, em 2018, começou a ser utilizado GPS RTK, o que trouxe agilidade ao processo e ampliação da área medida. Agora, iniciamos os testes com drone, o que nos traz mais precisão de dados e nos adequa às exigências da legislação federal. Com isso, o Semae deu um salto tecnológico em relação aos levantamentos topográficos. Se comparado a metodologias tradicionais, o mapeamento com drone é mais barato, rápido, produtivo e versátil”, apontou.

[Fotos: Digue Cardoso/Ascom Semae |Jornalista: Rodrigo Machado – MTb 14.433 |Scom/PMSL]
Back To Top

Send this to a friend