VÁLVULA IMPERATRIZ | Trânsito Liberado Meia Pista Na Via

VÁLVULA IMPERATRIZ | Trânsito liberado meia pista na via

Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

O Semae e a Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) estão viabilizando a liberação do trânsito em meia pista na Avenida Imperatriz Leopoldina, próximo à rua Pedro Américo, na altura da obra onde foi instalada a válvula que conecta as duas principais adutoras do município. Com a previsão de pelo menos sete dias até a finalização da obra, a opção de liberação de meia pista visa a melhoria do fluxo e a diminuição dos problemas de mobilidade urbana na região.

O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, salienta aos motoristas que tomem cuidado ao utilizar a via no sentido centro-bairro. “É uma liberação que requer muito cuidado. Pedimos aos motoristas muita cautela, pois a obra, apesar de bem sinalizada, ainda está aberta. Ela deverá ser finalizada somente na semana que vem. Essa liberação é para que o fluxo tenha uma melhor continuidade aqui na região, diante da importância dessa via. Estamos acompanhados da Guarda Municipal e o local está bem sinalizado. Mesmo assim, é preciso muita atenção”.

Acessos liberados:
– Avenida Imperatriz, meia pista, sentido centro-bairro;
– Conversão da Rua Pedro Américo à avenida Imperatriz, nos dois sentidos, com atenção à liberação de meia pista da avenida Imperatriz no sentido centro-bairro;
– Conversão da avenida Imperatriz, sentido centro-bairro, à Rua Pedro Américo.

Acessos bloqueados:
– Conversão da Avenida Imperatriz, no sentido bairro-centro, à rua Pedro Américo.

Ciclovia:
Com a liberação de meia pista no local da obra, a ciclovia será acessada pelos veículos que utilizarem o percurso.

Instalação da Válvula muda para melhor o abastecimento de água em São Leopoldo

A instalação da válvula na avenida Imperatriz é uma importante iniciativa que visa a melhoria do abastecimento em todo o município. Além disso, é o primeiro passo para a substituição da adutora que abastece a Zona Sul de São Leopoldo, que, eventualmente, rompe devido a sua composição de fibra de vidro e o seu tempo de uso.

Entenda o funcionamento da nova válvula

Na avenida Imperatriz, a adutora que abastece a Zona Sul de São Leopoldo é mais antiga e frágil, sendo a estrutura que mais rompe e por isso será trocada futuramente. No lado oposto da via, há uma segunda adutora, que abastece a Zona Norte de São Leopoldo. Assim, em possíveis rompimentos na adutora da Zona Sul, com a instalação da válvula, será possível realizar o manejo de águas, conectando as duas adutoras em um ponto que permite que o eventual reparo da adutora da Zona Sul seja feito sem a necessidade de desabastecer nenhuma região do município.

As duas adutoras são interligadas, em suas extensões, em um ponto próximo à nova válvula. O acesso ao registro para realizar as manobras será por meio de uma caixa de alvenaria com tampa de concreto, próxima à ponte do Arroio Kruze, no qual também foi instalada uma rede para expurgos. A obra foi realizada com recursos próprios da autarquia.

Texto: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Ascom Semae