UM NOVO CICLO | Semae Apresenta Relatório Da Gestão 2017-2020

UM NOVO CICLO | Semae apresenta relatório da gestão 2017-2020

? Digue Cardoso | Comunicação Semae

Na manhã desta terça-feira (4), o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, entregou ao prefeito Ary Vanazzi o relatório da gestão 2017-2020 da autarquia. Em atividade transmitida pela Rádio Prefeitura de São Leopoldo, Etter passou às mãos de Vanazzi um livro que reúne as ações executadas nas áreas atendidas pelo Semae: tratamento e abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e proteção contra as cheias.

O material, produzido pela Assessoria de Comunicação da autarquia, apresenta os investimentos, as obras e melhorias realizadas nos últimos quatro anos.

Ao destacar a retomada e a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgotos da Vicentina e o Programa de Substituição de Redes de Água, o diretor-geral do Semae destacou a importância do registro histórico gerado pelo documento.

“Esta é uma prestação de contas. Estamos entregando para a comunidade uma síntese de tudo que foi feito nesse período. As informações reunidas neste material também dão a dimensão do quadro caótico em que encontramos o Semae em janeiro de 2017. O sistema de esgotamento sanitário estava em frangalhos. O abastecimento de água estava comprometido. É por todas as ações que executamos que estamos saindo de uma grave estiagem sem qualquer dificuldade. Portanto, é com orgulho que podemos dizer que o Semae voltou a figurar entre os principais serviços públicos municipais de saneamento do País. O conteúdo deste livro comprova isso”, comentou Etter.

Presente na reunião, o vereador Nestor Schwertner, que dirigiu a autarquia de janeiro de 2017 a abril de 2018 e de dezembro de 2018 a abril de 2020, lembrou das dificuldades enfrentadas no início da gestão e enfatizou o trabalho feito para retomada da credibilidade do Semae.

“O Semae passou por um processo de qualificação. As demandas de hoje dos usuários são muito diferentes das de 2017. Ouvíamos reclamações sobre falta de água, sobre móveis perdidos nos alagamentos. Agora o cenário é outro. O Semae equilibrou suas contas e voltou a oferecer um serviço de qualidade aos leopoldenses. No futuro, as pessoas verão o quanto a autarquia foi protagonista, especialmente neste momento de pandemia”, pontuou Schwertner.

Em sua fala, o prefeito Ary Vanazzi deu ênfase para o trabalho realizado pelos servidores, destacando o corpo técnico da autarquia. Vanazzi também abordou as soluções alcançadas pelo Semae para a garantia do abastecimento da cidade pelas próximas décadas.

“Esse é o momento de apresentar para a cidade as nossas ações. Saímos de profundas dificuldades econômicas e financeiras para um período de grandes investimentos. Nunca é demais lembrar que assumimos o Semae com uma dívida de R$ 10 milhões somente em energia elétrica. Hoje a autarquia está forte e oferece segurança para a população e para o setor produtivo”, finalizou.

A obra, denominada Um novo ciclo, está disponível para consulta aqui.

✍? Daiane Pires | Jornalista | MTb 15.127