SUSTENTABILIDADE | ETE Feitoria contará com miniusina fotovoltaica
Com investimento de R$ 509,6 mil, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Feitoria deve se tornar energeticamente autossustentável em breve. No local, o Semae instalará uma miniusina fotovoltaica com capacidade de geração de 85 kWp, quantidade adequada para alimentar toda a ETE.
Segundo o assessor técnico de Engenharia da autarquia, Everson Gardel, serão produzidos cerca de 8.800 kWh/mês. “Estimamos que, no primeiro ano, serão economizados aproximadamente R$ 52 mil em energia elétrica”, calcula.
Conforme o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, esta é mais uma ação de melhoria voltada para a gestão operacional. “As metas para promoção da eficiência hidroenergética nos nossos sistemas de água e esgoto foram definidas no Planejamento Estratégico que traçamos para 2017-2020. Com equipamentos e obras, reduzimos significativamente as perdas de água, garantindo o abastecimento de toda a população mesmo durante a severa estiagem do verão passado. Agora, atuamos para alcançar o uso inteligente da energia”, comenta.
SOBRE A ETE
A ETE Feitoria atende cerca de 40 mil moradores da região e tem capacidade para tratar até 80 litros de esgoto por segundo. Além dela, o município conta com outras quatro Estações de Tratamento de Esgoto (Distrito Industrial, Tancredo Neves, Tarcílio Nunes/Santo André e Vicentina).
✍? Daiane Pires | Jornalista | MTb 15.127