Semae Participa Da 25ª Romaria Das Águas

Semae participa da 25ª Romaria das Águas

O Semae participou, nesta quarta-feira (21), do ato de entrega das águas coletadas em nascentes do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, para a 25° Romaria das Águas. A ação teve início na Elevatória de Água Bruta (EAB) da autarquia, na Avenida Imperatriz Leopoldina, onde os alunos da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (ALECA), receberam as águas pelas mãos do diretor-geral, Geison Freitas, e as levaram até o Museu do Rio para a cerimônia de abertura Romaria, no município.

O encontro à beira do rio contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi, do diretor-geral do Semae, Geison Freitas, do secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, além de representantes do Fórum Regional da Sub-Bacia do Arroio Sapucaia e de líderes religiosos.

Em um ato ecumênico, o início da Romaria das Águas foi lembrado, movimento liderado pelo irmão Cechin, na Ilha Grande dos Marinheiros. Na oportunidade, o diretor-geral, Geison Freitas, destacou a importância de associar a educação às questões ambientais e reforçou a participação da autarquia em ações de conscientização, como a Romaria das Águas. “No mundo todo, acontece a discussão e existem projetos em curso de despoluição de rios e bacias, enquanto o Brasil segue na contramão dessas questões. Em São Leopoldo, o governo municipal e o Semae realizam um trabalho de conscientização sobre a importância da preservação do Rio dos Sinos, dos nossos arroios e nascentes, afinal, a água é a nossa razão de existir”, destacou.

A Romaria das Águas é um movimento espiritual, ecológico, social e cultural, que reúne comunidades das cidades que fazem parte da região hidrográfica do Guaíba, cuja prática popular, aliada ao meio ambiente, resulta em educação ambiental através do testemunho da vida.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

#semae #semae50anos #saneamentobasico