skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Representação Do Semae Compõe A Nova Diretoria Do Comitesinos

Representação do Semae compõe a nova diretoria do Comitesinos

Com um perfil inovador e reconhecido pelo pioneirismo, o Comitesinos realizou, nesta quinta-feira (10), seu processo de renovação, elegendo pela primeira vez uma diretoria formada por um representante de uma operadora de saneamento e um líder comunitário. Anderson Etter, do Semae, e Sandro Luiz dos Santos, da Associação de Bairros e Vilas de Campo Bom, foram acolhidos por aclamação após a diplomação das 48 entidades-membros que passam a compor a plenária da entidade e ajudarão a tomar as decisões referentes ao gerenciamento da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos no próximo biênio.

O processo foi conduzido pelo secretário-executivo do Conselho de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul e diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Renato Paim, que destacou o caráter desbravador do Comitê. “Mais uma vez o Comitesinos consegue empreender no processo de gestão de uma forma pioneira e com respaldo da sociedade”, assinalou.

 

PARTICIPAÇÃO SOCIAL — Anderson Etter, que até então respondia pela vice-presidência, assumiu a posição ocupada por Adolfo Klein, representante da Associação de Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul, que finalizou sua segunda gestão à frente do Comitesinos. A nova diretoria já assumiu apresentando sua plataforma de trabalho e reafirmando seu compromisso com a bacia do Sinos.

“Nossa gestão terá como foco a revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, assegurando a participação social de forma que resulte na melhoria da qualidade das águas locais, na garantia de disponibilidade para os diferentes usuários e na adoção de medidas para a redução das cheias”, ressaltou Etter. “A nossa defesa será incansável pela sustentabilidade do nosso Rio dos Sinos”.

 

A DIRETORIA

Presidente: Anderson Etter

Vice-presidente: Sandro Luiz dos Santos

Secretária-executiva: Viviane Nabinger, arquiteta e urbanista com especialização em Planejamento Urbano e Habitacional

Secretária-administrativa: Kely Boscato, engenheira sanitarista

Coordenação do Projeto VerdeSinos: Suzete Schneider Nunes, bióloga e mestre em Engenharia Civil

Assessoria de Comunicação: Magali Schmitt, jornalista e especialista em Marketing Estratégico

 

Anderson Etter — técnico em Administração de Empresas, graduado em História e cursando pós-graduação em Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Foi diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), de São Leopoldo, de abril a dezembro de 2012 e de abril a dezembro de 2018. Integra a equipe da autarquia há 20 anos, já tendo atuado como Chefe da Divisão de Reservação, Chefe do Departamento de Controle de Processos, Gerente de Controle Interno e Logística de Transportes, Gerente de Recursos Humanos e Diretor de Administração. Também foi presidente da Associação dos Funcionários do Semae por três mandatos e trabalhou como Chefe de Gabinete na Comusa, em Novo Hamburgo.

 

Sandro Luiz dos Santos — com um longo histórico de atuação comunitária, é diretor da Conferência Nacional de Associações de Moradores (Conam), secretário de organização da Federação Gaúcha das Uniões de Moradores e Entidades Comunitárias (Fegamec) e presidente da Associação de Bairros e Vilas de Campo Bom (UABV).

 

CATEGORIAS PARTICIPANTES

Grupo I — Usuários da Água

Abastecimento público | Drenagem | Esgotamento sanitário e resíduos sólidos | Geração de energia | Indústria | Lazer e turismo | Mineração | Produção rural

Grupo II — População da Bacia

Associações comunitárias | Associações de profissionais | Clubes de serviços comunitários | Instituições de ensino, pesquisa e extensão | Legislativos municipal e estadual | Organizações ambientalistas | Organizações sindicais

 

Sobre o Comitesinos

Criado em 1988, por decreto do governo do Estado, é o primeiro Comitê de Bacia do Brasil e o colegiado oficial com atribuição legal para o gerenciamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Pioneiro em várias frentes, integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Um de seus grandes diferenciais é a capacidade de mobilização e participação dos setores sociais representativos de sua área de atuação para a melhoria da qualidade das águas locais, assegurando sua disponibilidade para os diferentes usuários e adotando medidas para a redução dos efeitos negativos das cheias. Ao longo de seus mais de 30 anos alcançou expressiva penetração social pela coordenação de projetos como MONALISA, DOURADO e VerdeSinos e na elaboração do Plano de Bacia em processo de efetivação.

 

Texto e foto: jornalista Magali Schmitt – COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Back To Top

Send this to a friend