PURA | Projeto voltado para o uso racional da água nas escolas é apresentado pelo Semae na Feira do Livro de São Leopoldo
Na última segunda-feira (25), o Semae realizou uma formação do Programa de Uso Racional de Água (PURA) na 37ª Feira do Livro de São Leopoldo. O programa, que já vêm tendo atividades desde abril de 2023, tem como principais objetivos sensibilizar sobre o uso consciente da água no ambiente escolar, formar multiplicadores dessas práticas de consumo e orientar para a melhor gestão possível da água.
A apresentação do projeto foi feita por Daniel dos Santos, integrante da equipe de Educação Ambiental do Semae e um dos idealizadores do programa. “Queremos ter algo consistente para oferecer para à comunidade escolar. A ideia é que o projeto seja algo permanente para vermos resultados positivos no futuro”, ressalta.
Ao todo, mais de 730 pessoas de 12 instituições de ensino já participaram de formações e oficinas do PURA. O programa pode ocorrer por meio de palestras nas próprias instituições de ensino, ou levando alunos e professores até a Elevatória de Água Bruta (EAB) e à Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2), para conhecerem a origem da água e as etapas do seu tratamento. Dessa forma, o PURA pretende capacitar a comunidade para que entenda seu próprio consumo de água e consiga identificar vazamentos e desperdícios.
Educação Ambiental nas escolas
Escolas públicas e privadas podem solicitar atividades de Educação Ambiental, como o PURA, tanto nas instituições de ensino, quanto nas estruturas do Semae. O agendamento deve ser realizado pelo e-mail educacao.ambiental@semae.rs.gov.br.
Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae