PREVENÇÃO DE CHEIAS | Diretor-geral Do Semae Acompanha Prefeito Ary Vanazzi Em Vistoria Nas Casas De Bombas De São Leopoldo

PREVENÇÃO DE CHEIAS | Diretor-geral do Semae acompanha prefeito Ary Vanazzi em vistoria nas casas de bombas de São Leopoldo

Diante do alto volume de chuvas nesta segunda-feira (5) – cerca de 80mm em 24h -, o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, e o prefeito Ary Vanazzi vistoriaram as casas de bombas João Corrêa e Campina. As bombas estão em pleno funcionamento e não houve registro de grandes transtornos no município.

O que mais chamou a atenção foi o grande volume de lixo retirado das grades dos locais vistoriados. O diretor-geral da autarquia destacou os malefícios do descarte irregular de resíduos domésticos: “Temos muito lixo que chega nas casas de bombas. Estamos desde a madrugada tirando resíduos, pois as pessoas ainda tem essa cultura de largar o lixo na beira dos arroios e na rua. Isso prejudica muito os serviços e causa alagamentos, pois dificulta o escoamento da água”.

Para o prefeito Vanazzi, a restauração de todo o sistema de drenagem realizado pelo governo municipal foi de extrema importância para evitar grandes transtornos em São Leopoldo. “Em 2016, a cidade virava um caos quando chovia qualquer quantidade. Recebemos o Semae sucateado e todas as galerias de drenagem estavam comprometidas. Investimos muito dinheiro para qualificar esse sistema e na recuperação das casas de bombas. Hoje, com toda essa chuva, estamos razoavelmente tranquilos, não teremos problemas nos próximos dias com essa previsão de chuva, porque estamos fazendo muito trabalho de prevenção”, ressalta o prefeito.

Casas de bombas do Semae
O Semae conta com cinco casas de bombas localizadas em diferentes regiões de São Leopoldo: João Corrêa, Ginásio Municipal, Cerquinha, Campina e Rodoviária. Todas possuem equipes trabalhando 24h e manutenção preventiva para que funcionem plenamente no escoamento de água de fortes chuvas.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae