skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
POR DENTRO DO SEMAE | Como Funciona O Processo De Limpeza Dos Decantadores

POR DENTRO DO SEMAE | Como funciona o processo de limpeza dos decantadores

Foto: Chico Júnior

A água tratada e própria para consumo é resultado de um trabalho criterioso e que envolve diversas etapas. Uma delas é o processo de decantação. Essa etapa é responsável por remover grande parte das partículas sólidas que são dissolvidas na água.

A partir da adição do coagulante sulfato de alumínio na água bruta (não tratada), as partículas e impurezas presentes se aglutinam, formando partículas ainda maiores, que se unem no floculador e formam flocos de maior tamanho e maior peso.

 

Foto: Chico Júnior

Esse material fica depositado nos tanques decantadores, portanto, para manter a eficiência do processo, é necessário realizar a limpeza periódica dos mesmos, com a remoção do lodo que fica no fundo, além do jateamento das paredes.

De acordo com a gerente de Operação de Sistemas de Tratamento de Água, Taís Schneider, para realizar esse serviço é necessário isolar e esvaziar a unidade de decantação/floculação, por cerca de sete horas, sempre em um horário e condições apropriadas de operação, sem que haja qualquer prejuízo no abastecimento de água. “O Semae realiza mensalmente a limpeza das quatro unidades de decantação. Em períodos chuvosos, em que a turbidez da água bruta aumenta, a limpeza ocorre com uma frequência ainda maior”, destaca.

Back To Top

Send this to a friend