POR DENTRO DO SEMAE | Como funciona o processo de limpeza dos decantadores
A água tratada e própria para consumo é resultado de um trabalho criterioso e que envolve diversas etapas. Uma delas é o processo de decantação. Essa etapa é responsável por remover grande parte das partículas sólidas que são dissolvidas na água.
A partir da adição do coagulante sulfato de alumínio na água bruta (não tratada), as partículas e impurezas presentes se aglutinam, formando partículas ainda maiores, que se unem no floculador e formam flocos de maior tamanho e maior peso.
Esse material fica depositado nos tanques decantadores, portanto, para manter a eficiência do processo, é necessário realizar a limpeza periódica dos mesmos, com a remoção do lodo que fica no fundo, além do jateamento das paredes.
De acordo com a gerente de Operação de Sistemas de Tratamento de Água, Taís Schneider, para realizar esse serviço é necessário isolar e esvaziar a unidade de decantação/floculação, por cerca de sete horas, sempre em um horário e condições apropriadas de operação, sem que haja qualquer prejuízo no abastecimento de água. “O Semae realiza mensalmente a limpeza das quatro unidades de decantação. Em períodos chuvosos, em que a turbidez da água bruta aumenta, a limpeza ocorre com uma frequência ainda maior”, destaca.