Semae através de ações monitora consumo de água
As altas temperaturas que ocorrem na região são responsáveis pelo aumento do consumo de água nos últimos dias. O cuidado com o uso consciente do produto está nas principais ações que o Semae vem desenvolvendo desde dezembro do ano passado. Apesar de o consumo ter atingindo altos índices, o abastecimento para a população de São Leopoldo está garantido.
Segundo o diretor do Semae, Gerson de Borba, a comunidade está mais participativa com as ações implementadas pela autarquia. “A campanha do uso racional da água, Desperdiçar água não tá com nada!, lançada em dezembro, é uma das formas que a autarquia encontrou para que a população tenha mais consciência na hora de usar o produto”, destaca Gerson.
Decreto
Outra ação importante, conforme o diretor, é o Decreto Lei nº 7599/2013 – Uso Racional da Água, que multa aqueles que utilizarem água para atividades como lavagens de carros, irrigação de jardins, gramados e lavagem de calçadas e prédios comerciais. “A população está ajudando porque recebemos até agora 30 denúncias e realizamos 16 advertências. Isso mostra que a comunidade está alerta para o uso racional da água”, afirma Gerson.