Com estudantes e parceiros, Semae realiza plantio de 110 mudas na EAB
Nem a manhã gelada desta quinta-feira (9) espantou os alunos da Escola Municipal Barão do Rio Branco, os parceiros da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), e as equipes da Educação Ambiental do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Todos participaram do plantio de mudas nativas na Elevatória de Água Bruta (EAB).
A atividade foi organizada pelo Semae, dentro da Semana Municipal do Meio Ambiente. O plantio era uma exigência da licença ambiental como compensação para as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água – Elevatória de Água Bruta (EAB) e Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA II). Mas, aproveitando a data e o tema, foi firmada uma parceria entre a educação ambiental do Semae e Semmam e a escola Barão do Rio Branco (que fica nas proximidades da EAB) para oportunizar junto aos alunos a importância da manutenção de mata ciliar no local.
“Resolvemos trabalhar com as crianças nesse projeto, numa data importante como a Semana do Meio Ambiente”, explicou a bióloga e supervisora do Departamento de Gestão Ambiental do Semae, Laís Moraes, que tem experiência em projetos de restauração de mata ciliar. Antes de começar o plantio, um material explicativo sobre as mudas plantadas foi entregue aos estudantes e a bióloga ensinou como deveria ser feito o processo.
No total, 110 mudas de árvores nativas frutíferas, típicas de beira de rio, foram colocadas às margens do arroio Kruze, dentro da área da captação. “Esse trabalho é muito importante para preservar as matas ciliares, pois são elas que protegem os nossos rios”, destacou Laís.
“Quero agradecer muito aos alunos e aos parceiros que se disponibilizaram e que estão presentes nesta atividade, hoje”, disse o diretor-geral do Semae, Gilberto Millão.
Oportunidade para aprender ainda mais
Ao todo, 28 alunos do oitavo ano da Escola Barão do Rio Branco participaram da ação e ajudaram no plantio das mudas. Joceli Lima Rios Filho, 15 anos, era um deles. Bastante ativo, ele se ofereceu para receber as primeiras orientações sobre o plantio. “Eu gosto do tema, adoro botar a mão na terra, mexer com plantas e fazer horta”, contou.
O gosto pelo assunto fez com que, no ano passado, Joceli fosse eleito o monitor da hora do plantio da horta que o colégio possui. Com mais cinco alunos, ele ajudava os colegas a manter o local sempre bem conservado, e este ano, quer repetir a experiência.
Para ele, a ação do Semae foi uma oportunidade para aprender ainda mais sobre preservação. “A gente fica conhecendo mais a questão de cuidar, como plantar. Eu conhecia poucas dessas mudas. Foi muito interessante”, comentou.
Os tipos de mudas plantadas:
– Açoita-cavalo
– Angico
– Araçá-vermelho
– Araticum
– Chal-Chal
– Goiaba-Serrana
– Guabiju
– Guajuvira
– Sete-capotes
– Tarumã
– Uvaia