Assinado Contrato De Obra Emergencial Que Trará Melhorias Para A ETE Vicentina

Assinado contrato de obra emergencial que trará melhorias para a ETE Vicentina

O diretor-geral do Semae, Gilberto Millão, juntamente com o prefeito Aníbal Moacir, e o vice-prefeito Daniel Daudt Schaefer, assinaram, na tarde desta quarta-feira (8), o contrato para a conclusão de um dos novos digestores do projeto de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vicentina, no gabinete do prefeito.

O documento é uma dispensa de licitação por se tratar de uma obra de conclusão emergencial, devido ao colapso parcial da laje de cobertura do digestor já existente na ETE. A estrutura rompeu por ter sofrido ataques “em função dos diversos compostos presentes no esgoto, que reagem e levam à formação de agentes corrosivos como sulfatos e gases”, conforme descrito no laudo de vistoria feito pelos engenheiros da Diretoria de Planejamento e Expansão do Semae.

A conclusão de um dos digestores (a obra de ampliação prevê a construção de dois), permitirá que a ETE continue recebendo a capacidade de 100 litros por segundo de vazão de esgoto sanitário bruto. A vazão do tratamento teve que ser diminuída desde que houve o rompimento da estrutura, pela ação dos gases corrosivos.

“Tão logo esteja concluída esta obra, o Semae realizará os reparos necessários no digestor antigo, o que deve praticamente dobrar a capacidade de tratamento da ETE”, sublinhou o diretor-geral.

A empresa que fará a conclusão do Digestor nº 01 é a Potrick Serviços de Engenharia LTDA. A obra custará R$ 622.746,52, investidos totalmente pelo Semae. O prazo máximo para conclusão, previsto em contrato, é de 120 dias.