GUARDIÕES DA ÁGUA | Mostra De Grafite Dá Vida Ao Quarteirão Da Escola Villa Lobos

GUARDIÕES DA ÁGUA | Mostra de grafite dá vida ao quarteirão da Escola Villa Lobos

Das 9 às 17 horas de sábado (14) aconteceu uma grande transformação estética no entorno da Escola Estadual Villa Lobos, no Centro de São Leopoldo. Os muros da escola, especialmente nas Ruas Santo Antônio e Presidente Roosevelt, receberam um mutirão de grandes artistas do grafite, do muralismo e de alunos destas áreas no projeto Guardiões da Água – que é uma iniciativa do Semae com a Secretaria de Cultura da Prefeitura. A parceria do Guardiões da Água com a Escola Villa Lobos teve o apoio fundamental do empresário aposentado José Nestor de Moraes, 65 anos. Ele mora nos fundos da escola e doou mais de 60 latas de spray, tintas e ferramentas necessárias para os artistas e os alunos trabalharem. José Nestor Moraes também é um dos fundadores da Associação Leopoldense de Deficientes (ALDEF). Os cinco alunos participantes da oficina de grafite do projeto Guardiões da Água são da Escola Olímpio Albrecht, na Feitoria, e foram orientados pelo artista Mateus Xamã – responsável por essa área das oficinas.

Dezenas de pessoas se envolveram na atividade: a comunidade escolar da Villa Lobos e muitos vizinhos do local. No meio da manhã, a atividade recebeu as visitas do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e do diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner. Além disso, o coordenador do projeto Guardiões da Água, Eduardo Tamborero, e a maioria dos oficineiros das sete áreas de educação artística e ambiental do projeto também fizeram parte do mutirão.

Nunca antes São Leopoldo tinha recebido a ação coordenada de tantos importantes artistas do grafite – vários com carreiras e nomes consolidados do cenário dessa arte em âmbito nacional e internacional. Além de Mateus Xamã, estiveram True, Ceaga, Nan, Sucia, Grito, Sandro, Smua, Sweet Virginia, NOS, Zoio, Rogério Tosca (muralismo), AON e o leopoldense Bart, considerado um dos grandes nomes do grafite nacional e que já rodou por vários países. No muro dos fundos da escola Villa Lobos, na Rua Santo Antônio, Bart pintou o rosto da ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16 anos, eleita dias atrás, pela revista Time, dos Estados Unidos, como a personalidade do ano em 2019.

? Tiago Greff e Henri Figueiredo