FUTURO DO SEMAE | Planejamento Estratégico Para Os Próximos Dez Anos Da Autarquia é Apresentado

FUTURO DO SEMAE | Planejamento estratégico para os próximos dez anos da autarquia é apresentado

Com o público formado por servidores, vereadores, secretários municipais e imprensa, o Planejamento Estratégico do Semae para o período 2023-2033 foi divulgado, nesta terça-feira (28). O diretor-geral da autarquia, Geison Freitas, juntamente do assessor de Gestão e Inovação, Juliano Roques, fizeram a apresentação do planejamento. Além disso, o prefeito Ary Vanazzi e o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, discursaram na ocasião.

O foco do planejamento para os próximos dez anos é mostrar de que formas os servidores do Semae podem contribuir agora, para que a autarquia do futuro seja ainda mais eficiente e pensada no bem da população leopoldense. Foi reforçado que o papel e a importância de cada setor para o funcionamento pleno dos serviços, além de estar previsto um maior investimento na capacitação dos funcionários.

Para o diretor-geral Geison Freitas, o planejamento estratégico é um guia, não só para sua gestão, mas também para as próximas diretorias. “Estamos deixando para o Semae uma projeção, planos para os próximos dez anos, para quem venha a assumir o Semae veja uma organização de futuro. Vejam lá na frente os próximos passos que precisam ser seguidos, de onde tem que vir o recurso, onde temos que gastar menos, onde temos que investir, onde temos que mexer para que a gente continue crescendo”, colocou Geison.

O prefeito Ary Vanazzi ressaltou que atualmente grandes empresas buscam se instalar em municípios que possuam perspectivas de atingir o Marco Legal do Saneamento, que estabelece que 90% da população deve ter atendimento de coleta e tratamento de esgoto até 2033, e este é um dos objetivos futuros do Semae. “O planejamento estratégico é fundamental para a vida da cidade, para a vida da instituição e para a vida da empresa. Porque a empresa só tem sentido se ela trabalhar, responder em serviço e os servidores puderem fazer um esforço enorme para trazer resultados com o tempo”, apontou Vanazzi.

Já o assessor Juliano Roques também ressaltou o foco do Semae em atingir o Marco Legal. “Queremos essa adequação do saneamento e nós temos um cenário bastante desafiador, que é manter a universalização do acesso à água e melhorar a coleta e o tratamento do esgoto. E não fazemos isso sem planejar, sem pararmos um pouco e vermos para onde estamos indo, onde nós estamos, e prospectar o futuro”, disse Roques.

O secretário Nelson Spolaor defendeu um Semae público e relembrou dos mais de R$ 600 milhões solicitados ao Governo Federal por meio do Novo PAC para obras relativas ao abastecimento de água e tratamento de esgoto. “Nesta visão de desenvolvimento e de crescimento, o planejamento estratégico é fundamental para uma visão do que nós queremos ver. Atingir o Marco Legal e dar para a cidade de São Leopoldo a garantia da tarifa social na água, garantia da tarifa social no esgoto, mas ter também água de qualidade, tratamento de esgoto e qualidade de vida para a população”, salientou Spolaor.

Texto: Karolina Bley (estagiária de Jornalismo) / Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae