DRENAGEM URBANA | Plano De Obras é Anunciado Com Investimento De R$ 4,5 Milhões Para Este Semestre

DRENAGEM URBANA | Plano de obras é anunciado com investimento de R$ 4,5 milhões para este semestre

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, junto como o secretário geral de Governo, Nelson Spolaor, o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, o secretário de Obras, Geraldo Passos, e demais autoridades, anunciou nesta segunda-feira (13), o diagnóstico e o plano emergencial de obras de drenagem urbana para o município, com investimento de R$ 4,5 milhões ainda neste semestre. O governo municipal, junto com o Semae e Semov, possui um Planejamento Estratégico de Macro e Microdrenagem, porém, com os alagamentos ocasionados pelas últimas chuvas, um levantamento foi realizado e novas ações foram incorporadas ao calendário, com o objetivo de amenizar possíveis alagamentos e qualificar o sistema de drenagem .

Os diagnósticos elaborados pela Prefeitura e pelo Semae identificaram pontos específicos de alagamentos para a correção desses problemas pontuais. Ao todo, serão seis ações imediatas, contemplando o Centro, Boa Vista, Jardim Viaduto e Morro do Espelho. Na oportunidade, o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, destacou o trabalho realizado pela autarquia. “Fizemos um trabalho de fiscalização e encontramos obstruções, desde raízes de árvores até objetos de toda a natureza. O saudoso Ary Moura, pela sua experiência, falava que as grandes árvores criam raízes que obstruem as redes. Assim como no uso racional da água na estiagem, precisamos de uma maior conscientização sobre o descarte de materiais. A comunidade precisa estar junto, evitando o descarte em locais inadequados, o que evita o entupimento de bueiros pela cidade”, destacou.

Já o prefeito Vanazzi lembrou que atualmente os alagamentos são pontuais e nem sempre foi dessa forma em São Leopoldo. “Antigamente, várias famílias ficavam embaixo d’água e, hoje, esses alagamentos em massa não existem mais, em São Leopoldo. Temos problemas pontuais e vamos resolver. Fizemos um estudo técnico ao longo de um mês, vistoriamos as galerias com o objetivo de amenizar o problema dos alagamentos. Faremos ações imediatas e o que não for possível agora, será elaborado um projeto para ser licitado”, concluiu.

Texto e fotos: Chico Júnior Mtb 19102 | Ascom Semae