Comitiva De Técnicos Do Semae Representam A Autarquia Em Evento Nacional

Comitiva de técnicos do Semae representam a autarquia em evento nacional

Laís Fernandes, Taís Schneider, Aline Barreto, Mylena Scherer, Viviane Machado, Fernanda Bicoski, Caroline Carabajal e Rafael Pazinato

O Semae participou, nesta semana, entre os dias 17 e 20 de outubro, em Curitiba, do 31º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), considerado o evento mais importante nas áreas de saneamento e meio ambiente do Brasil. Com o tema “Cidades inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafios dos novos tempos”, o congresso foi realizado de forma presencial e também online.

Neste ano, o evento teve como objetivo discutir o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis. Considerando os pilares do saneamento básico como base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030 da ONU.

Composta por integrantes das áreas de inovação, tratamento de água e tratamento de esgoto, a comitiva do Semae, formada por Viviane Feijó, Rafael Pazinato, Aline Barreto, Tais Schneider, Lais Moraes, Caroline Carabajal, Mylena Scherer e Fernanda Bicoski, esteve no congresso apresentando trabalhos e realizando visitas técnicas.

Para a diretora de Operações, Viviane Feijó, “a participação em congressos é sempre uma oportunidade para aprimorarmos e debatermos as ferramentas e ações importantes para o saneamento, assim mantendo o Semae nas grandes discussões e inteirado com as questões atuais”, destaca.

Já o assessor geral de Gestão e Inovação, Rafael Pazinato, afirma que o espaço de aprendizado, benchmarking e redes de contato, proporcionados pelo congresso, possibilita trazer inovações e melhorias nos processos do Semae. “No meu caso, tive um trabalho selecionado e pude apresentá-lo, o que, além de gratificante, coloca a nossa autarquia como modelo e inspiração para outras operadoras de saneamento”, lembra.

Trabalhos apresentados pelo Semae:

A trajetória da excelência: a preparação para participação no PNQS em uma Autarquia Municipal de Saneamento – Rafael Pazinato.

Avaliação da eficiência de uma ETE após implantação de etapas secundária e terciária de tratamento – Aline Barreto, Caroline Carabajal, Mylena Scherer, Lucas Koch.

Avaliação para substituição do coagulante Sulfato de Alumínio Férrico por Policloreto de Alumínio na Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina, São Leopoldo, RS – Viviane Feijó Machado, Taís Schneider, Morgana Arnold.

Desassoreamento e dragagem de recursos hídricos urbanos: requisitos para operação, no âmbito municipal, no estado do Rio Grande do Sul – Fernanda Bicoski, Patrick Kramer, Cristiano Poleto.

Monitoramento do RNA do vírus Sars-CoV-2 no esgoto bruto da ETE Vicentina em São Leopoldo – Caroline Carabajal, Lucas Koch, Laís Moraes, Mylena Scherer, Aline Barreto.

[Texto: Chico Júnior. MTb 19.102 | Ascom Semae]