skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
CHUVA | Semae Executa Ações Preventivas De Macrodrenagem

CHUVA | Semae executa ações preventivas de macrodrenagem

? Digue Cardoso | Comunicação Semae

Com o fim do verão, o Semae deu início ao conjunto de ações preventivas de macrodrenagem no município. Segundo o Assessor Técnico de Engenharia da autarquia, Everson Gardel, o sistema de proteção contra as cheias conta agora com 12 novas comportas. Outras oito passaram por manutenção recentemente.

O sistema elétrico também foi reforçado. “Substituímos um transformador na Casa de Bombas da Campina. Com isso, além de potencializarmos a carga elétrica, aumentamos em 30% a capacidade de bombeamento. Na João Corrêa, além de trocarmos outro transformador, recuperamos os quadros de comando das sete bombas”, explica Gardel.

Conforme o Assessor de Macrodrenagem do Semae, Jorge Koch, o desassoreamento e a limpeza de canais, valas e galerias também integram o planejamento anual que está em fase de execução. “Trabalhamos de forma adiantada, usando uma retroescavadeira de longo alcance, mas contamos, principalmente, com o apoio da comunidade, que deve fazer o descarte correto dos resíduos”, alerta Koch.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, Anderson Etter, um sistema de supervisão e controle para proteção às cheias deve ser implantado ainda este ano. “Ele é composto por sensores, unidades de processamento lógico, unidades de transmissão e recepção de dados e um software que registra dados operacionais e irá subsidiar a tomada de decisão quanto à operação e à manutenção do sistema como um todo, dando ainda mais segurança para o município de São Leopoldo”, conclui.

Back To Top

Send this to a friend