Após Quatro Anos De Abandono, Atividades Da EBE São Geraldo Serão Retomadas No Mês Que Vem

Após quatro anos de abandono, atividades da EBE São Geraldo serão retomadas no mês que vem

A Elevatória de Bombeamento de Esgoto (EBE) São Geraldo, que integra o Sistema de Esgotamento Sanitário da Feitoria e recalca os esgotos coletados do Bairro São Geraldo e parte da Madezatti, voltará a operar no mês de junho.

A EBE esteve abandonada e foi depredada nos últimos quatro anos. Parou de funcionar em 26 de dezembro de 2012, após furto do sistema elétrico – registrado em ocorrência policial. Instalações provisórias foram utilizadas entre junho e agosto de 2013, quando foi totalmente desativada.

Em visita à Elevatória, na manhã dessa quarta-feira (9), o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, explicou que a obra de reparação – com custo de R$ 290 mil – é fundamental para o pleno funcionamento do conjunto de esgotamento sanitário da Feitoria.

O processo de retomada começou em junho de 2017 e a ordem de início às obras foi dada em abril desse ano. “O que nós vimos aqui, quando assumimos o Semae em 2017, foi o claro descaso com os recursos públicos e com a preservação da bacia hidrográfica. Afinal, a normalização da Estação de Tratamento de Esgoto da Feitoria proporciona a direta recuperação do Rio dos Sinos. Neste momento, mostramos nossa disposição em retomar todo o sistema de esgotamento da cidade, que não se restringe somente à Feitoria e abrange também as obras que estão sendo realizadas na Vicentina”, explicou Etter.

O prefeito Ary Vanazzi deu ênfase ao empenho do governo municipal para reativar a EBE. “Mesmo com o abandono do governo federal e a falta de recursos, estamos fazendo um esforço enorme para devolver à nossa cidade o respeito que ela merece. Espero que os órgãos fiscalizadores verifiquem o que aconteceu aqui no passado e responsabilizem aqueles que causaram prejuízo à nossa população”, declarou o chefe do Executivo.

O projeto apresentado pela gestão anterior foi remodelado e, por isso, o custo foi reduzido em R$ 160 mil. Ele contempla a revisão e a adequação do conjunto elétrico e hidráulico, obras civis (reposição de esquadrias, coberturas, paredes, vidros de janelas, etc.), instalações elétricas (fornecimento e instalação de painéis e quadros completos de energia elétrica de comando e força, subestação rebaixadora com trafo e quadros, cablagem geral, substituição de luminárias, etc.), instalações mecânicas (manutenção, adequação e instalação de dois conjuntos de motobombas), manutenção geral das instalações (corte e poda da vegetação).