skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
SEMANA DA SUSTENTABILIDADE | Semae Realiza Oficinas Sobre Resíduos Nas Unidades Da Zona Sul E No Centro

SEMANA DA SUSTENTABILIDADE | Semae realiza oficinas sobre resíduos nas Unidades da Zona Sul e no Centro

A Educação Ambiental e Gestão Ambiental do Semae, através dos servidores Daniel Santos, Fernanda Bicoski e Laís Moraes, dentro da programação da Semana da Sustentabilidade, realizaram duas oficinas para cerca de 70 servidores da autarquia, no Semae da Zona Sul e no Centro, respectivamente, na quarta-feira (26) e na manhã desta quinta-feira (27). Assim como realizado na EEEM Emílio Sander, as oficinas apresentaram o valor social, econômico e ambiental dos resíduos recicláveis, além das técnicas de compostagem para resíduos orgânicos.

A iniciativa vai ao encontro do conceito de lixo zero, que é a separação e destinação correta dos resíduos. Como consequência, há uma menor quantidade de rejeitos destinados aos aterros sanitários, diminuição da emissão dos gases de efeito estufa e redução de custos da Administração Pública. A iniciativa também incorpora, dentro da gestão, uma agenda que avança nas metas estipuladas em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os participantes das oficinas, a servidora Sandra Rocha empolgou-se com o tema e pretende levar aos familiares e para o condomínio onde mora, onde já há separação, mas considera que não é a adequada. “A oficina foi muito interessante, muito fácil de entender. Vou pedir uma lista para saber onde descartar cada resíduo. Fiquei pensando no futuro do meu filho e da minha neta, e de como devemos estar mais sensíveis a esse tema, para que todos possam ter uma vida melhor e mais sustentável”, considera.

De acordo com a supervisora de Gestão Ambiental, Laís Moraes, participar de ações de Educação Ambiental, apesar de fugirem da rotina do trabalho no Departamento de Gestão Ambiental, é muito gratificante, pois permite a disseminação para o público ouvinte da sua experiência pessoal e de vida na temática ambiental, além da troca de experiências e do aprendizado. “Quanto à gestão de resíduos sólidos é um tema que me interessa, preocupa e motiva. Aprendi desde criança a importância da separação dos resíduos, pude aplicar no início da minha formação profissional e, desde 2016, na atuação à frente da Gestão Ambiental do Semae. Importante ressaltar que somos todos responsáveis pelos resíduos que geramos”, destaca.

A Semana da Sustentabilidade segue com ações do Semae. Confira a programação completa aqui.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae

Back To Top

Send this to a friend