PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Prefeito Vanazzi Vistoria Obras Nos Bairros Fião E Cristo Rei

PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE REDES | Prefeito Vanazzi vistoria obras nos bairros Fião e Cristo Rei

Na manhã desta segunda-feira (24), o prefeito Ary Vanazzi, acompanhado do diretor-geral do Semae, Geison freitas, acompanhou o início das obras do Programa de Substituição de Redes, agora no bairro Fião e parte do Cristo Rei. A vistoria ocorreu na Avenida João Corrêa, esquina com a Jacob Wiechert. A obra segue utilizando o método não destrutivo (MND), sem a necessidade da abertura de valas, ou seja, a rua é perfurada em duas pontas e a tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD) é introduzida de forma subterrânea.

O valor para o início das obras é de R$ 3 milhões com recursos do Semae, assim como ocorreu no Centro, com o investimento de cerca de R$ 20 milhões. O novo quadrante sai da Avenida João Corrêa até a Rua Anchieta, no bairro Cristo Rei, e da BR-116 até a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca. A previsão de conclusão é ao longo de 2023.

De acordo com o diretor-geral, Geison Freitas, a migração para o Fião e Cristo Rei se deve ao fato de serem os bairros com as redes mais antigas depois do Centro, com tubulações ainda de ferro fundido. “Quando há uma interrupção no abastecimento, o Fião leva de 48 a 72 horas para restabelecer o fornecimento de água, além da baixa pressão e um índice de perda de água tratada relevante. Com a nova rede, esse problema vai acabar. É uma obra do Semae com investimento próprio e uma escolha absolutamente técnica, que vai melhorar muito o abastecimento de água dessa região”, relata.

O prefeito Vanazzi lembra que o Programa de Substituição de Redes é um grande projeto que começou em 2019, no Centro, com recursos próprios do Semae. “É importante destacar que não há nenhum tipo de recurso de financiamento do Governo Federal, mostrando que o Semae é uma empresa pública que dá lucro e quando necessário, retorna esse lucro em benefícios à população. Depois de concluída essa etapa, nós vamos reduzir significativamente a perda de água nesta região e vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores desses bairros. Até 2024, vamos trocar toda a rede histórica de São Leopoldo. O Semae está de parabéns por mais essa realização’, destaca.

Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae