AGOSTO LILÁS | Servidoras Do Semae Participam De Encontro

AGOSTO LILÁS | Servidoras do Semae participam de encontro

Agosto Lilás é uma campanha que tem como principal objetivo enfrentar e combater todas as formas de violência contra as mulheres. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos. Em alusão à data, na tarde de quarta-feira, 17, A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Leopoldo (Sepom) e Centro Jacobina promoveram um encontro aberto ao público para dialogar sobre o tema.

O evento foi o 12º encontro do Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas para Mulheres do RS, instituído no ano passado. Atualmente, o grupo conta com representantes de 25 cidades gaúchas que atuam pela conscientização e erradicação das violências contra as mulheres.

A atividade contou com a presença do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a secretária de Políticas para Mulheres de São Leopoldo, Inajara Pfeil, a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Michele Arigony, a juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de São Leopoldo, Rebecca Roquetti Fernandes e o representante da Patrulha Maria da Penha de SL, Rafael Martins. O evento reuniu representantes dos municípios que compõem o comitê, gestoras municipais, servidoras, entre outras pessoas.

A relações públicas do Semae, Caroline Rick, e a influenciadora digital, Vivian Vaz, foram palestrantes com o foco no empoderamento feminino. Caroline explanou as violências que a mulher sofre com destaque para a violência patrimonial e destacou a necessidade de incentivo à autonomia financeira das mulheres para saírem destas situações. Vivian falou sobre suas vivências e como tem auxiliado outras mulheres a se fortalecerem. Já a servidora do Semae Camila Marques, a Jo Melia, deu o tom do evento com apresentação musical de voz e violão.

Para garantir e defender as políticas públicas e recursos para as ações voltadas às mulheres, o comitê construiu uma carta que será entregue aos candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. A leitura do documento foi feita durante o encontro, realizado na Escola de Gestão Pública da Prefeitura de São Leopoldo.

Texto: Caroline Rick Conrerp 4ª 3023 /Fotos: Digue Cardoso Arfoc-297 | Ascom Semae