SEMAE ABRE VISITAS PARA CONHECER O PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO

No dia 24 de junho, a autarquia retomou as visitas às unidades de tratamento do Semae, que foram encerradas pela pandemia do novo coronavírus. Alunos de Engenharia Química e do Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Feliz, foram os primeiros a participar dessa retomada com a visitação a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-02) e também a Estação de Tratamento de Esgoto da Vicentina – (ETE Vicentina).

Para a gerente de Esgotamento Sanitário, Aline Barreto, que conduziu a visita, o Semae estimula a população a conhecer mais sobre os processos de tratamento de água e de esgotos, assim como reforçar a importância do cuidado e preservação da água – como recurso essencial e finito – através dessas visitas técnicas. “Com essa oportunidade, os estudantes e  professores têm a oportunidade de visualizar os desafios enfrentados no saneamento e com isso despertar o olhar para novas soluções e tecnologias voltadas para a área. A partir de visitas, como a realizada na sexta-feira, o Semae já iniciou parcerias de pesquisas com escolas das redes municipal, estadual e universidades, incluindo Unisinos e UFRGS”, explica.

RELATOS DE QUEM PARTICIPOU!

Eduardo Echevenguá Barcellos, docente da área ambiental no IFRS Campus Feliz, foi responsável por levar e orientar a turma até a visita técnica. De acordo com ele, descobriu a oportunidade através de uma aluna no campus. “Estávamos procurando lugares para coletar amostras de águas para uma pesquisa com testes de coagulante natural. As visitas técnicas servem para que possamos verificar como são na prática, os procedimentos de tratamento. Após a primeira coleta de amostras para a pesquisa, a Aline passou da possibilidade de agendar visitas, o que logo fiz”, argumenta.

O docente ainda comentou que a turma ficou muito satisfeita com a experiência. “Foi excelente, fomos muito bem recebidos, todos que apresentaram tanto a ETA quanto ETE foram muito didáticos e os alunos puderam verificar como é o trabalho nas estações e entender como chega a água na casa das pessoas e como os esgotos são tratados”. Contente com a organização e atendimento, ele finalizou revelando que recomendaria a visita para outras instituições. “Por ser um lugar organizado e seguro para os estudantes, pela didática e recepção dos funcionários, pelas etapas dos tratamentos ali presentes e pela rapidez no retorno quanto ao agendamento, eu indicaria”, pontua.

Se a sua escola está buscando uma experiência acadêmica prática, o Semae pode te ajudar! Nossas visitas podem ser agendadas pelo e-mail visitas@semae.rs.gov.br.

[Texto: Sara Nedel Paz | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 | Ascom/Semae | Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 ]