POR DENTRO DO SEMAE | Consertos São Necessários Para Manter A Qualidade Dos Serviços

POR DENTRO DO SEMAE | Consertos são necessários para manter a qualidade dos serviços

O Semae realizou um conserto de uma tubulação, localizada dentro do canal da João Corrêa nesta quinta-feira (16). Durante o serviço, foi feito o desligamento da rede que abastece os bairros São Miguel e Vicentina. A previsão de conclusão era até às 18h, porém, foi concluído antecipadamente e o abastecimento foi normalizado.

De acordo com o assessor técnico de Engenharia, Ronan de Jesus, o conserto foi necessário para evitar o rompimento total da adutora, que poderia causar um desabastecimento ainda maior. Durante o procedimento, o fornecimento de água é desativado para aumentar a segurança dos servidores que estão realizando o conserto.

Consertos e manutenções são comuns em qualquer autarquia para manter a qualidade dos serviços prestados. De acordo com o diretor de Manutenção, Paulo Freitas Escouto, reparos devem ser realizados porque todos os equipamentos, sem distinção, apresentam desgastes ao longo do tempo, que acabam por comprometer a sua vida útil. “Estas ações são necessárias para manter os equipamentos conservados, de modo a manter as condições do serviço à população”, explica.

Segundo Escouto, a não-realização de consertos e manutenções pode comprometer o abastecimento residencial, comercial e industrial, além de desperdício de energia e matérias-primas. O diretor de manutenção reitera que, mais do que reparar o equipamento ou evitar falhas, a manutenção deve ser feita no sentido de também aperfeiçoar e fazer uso de novas tecnologias.

Um dos fundamentos do Plano Estratégico do Semae é a redução de perdas, feitas por meio da utilização de equipamentos para reduzir pressões (VRPS) e a substituição de redes velhas, de ferro ou amianto, por redes de polietileno de alta densidade (PEAD). Também faz parte do plano, o aumento das macro e micro medições (macromedidores e hidrômetros), além de continuar com a setorização, que facilita a localização dos vazamentos. Dessa forma, a autarquia contribui para o bom funcionamento de seus serviços, de modo que o usuário os receba com a melhor qualidade possível.

[Texto: Amanda Krohn | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102 / Foto: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom/Semae]