skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
POR DENTRO DO SEMAE | Limpeza Dos Poços Das Elevatórias De Esgoto

POR DENTRO DO SEMAE | Limpeza dos poços das Elevatórias de Esgoto

Foto: Digue Cardoso

Ao longo dessa semana o Semae está realizando a limpeza dos poços das Elevatórias de Esgoto Bruto (EEB), serviço que é essencial para que as unidades operem. Como é comum o acúmulo de sujeira, principalmente pela característica do esgoto, existe a necessidade de limpar periodicamente as EEBs, onde todo o material sólido e líquido é succionado e as paredes são jateadas. Após a limpeza, a EEB volta a recalcar o esgoto normalmente.

Elevatórias são pontos na cidade por onde o esgoto que sai das residências é conduzido por gravidade, sucessivamente, de ponto em ponto, sendo bombeado até chegar às Estações de Tratamento de Esgoto. Ao total, a autarquia possui 18 elevatórias espalhadas pela cidade. Elas são, basicamente, um poço com três a quatro metros de profundidade e no fundo existem uma ou duas bombas responsáveis por fazer o transporte do resíduo. “Se não são realizadas limpezas periódicas, esse sólido sedimentado pode ser puxado pela bomba, danificando o equipamento” alerta a Gerente de Operação de Sistemas de Esgotamento Sanitário, Aline Barreto.

Foto: Digue Cardoso

A limpeza é realizada por uma empresa especializada, tanto no processo de sucção como no acesso ao poço, que utiliza equipamentos apropriados para a atividade. Um técnico de segurança do trabalho acompanha durante toda a execução e vai controlando o nível de gás dentro do poço e a comporta de entrada da unidade, para que não haja nenhum acidente na execução.

Back To Top

Send this to a friend