skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Realiza Monitoramento Da Qualidade Da água No Arroio João Corrêa

Semae realiza monitoramento da qualidade da água no Arroio João Corrêa

Foto: Digue Cardoso

O Semae realizou, nesta terça-feira (15), a coleta no arroio João Corrêa, que é o corpo receptor do esgoto tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vicentina. Com o objetivo de acompanhar a eficiência do tratamento de esgoto do município, o Semae faz semanalmente o monitoramento da qualidade da água nos arroios.

Para a gerente de Operação de Sistemas de Esgotamento Sanitário, Aline Barreto, o principal benefício da coleta nos arroios é o monitoramento da eficiência dos serviços realizados pela autarquia. “Com isso, podemos avaliar como o nosso tratamento interfere na qualidade dos arroios”, explica.

Foto: Digue Cardoso

Entre os resultados da avaliação da semana, houve redução na quantidade de sólidos suspensos e ocorreu aumento na concentração de oxigênio dissolvido. A alteração é favorável para a existência de vida no arroio, como peixes e aves, para a eliminação de odor e para a melhoria do aspecto visual.

De acordo com Aline Barreto, essa melhoria na qualidade representa um aumento no bem-estar da população. “Uma vez que o arroio João Corrêa é um dos principais afluentes do Rio dos Sinos, o avanço na qualidade de suas águas impacta diretamente na qualidade de vida e saúde da população que utiliza o Rio dos Sinos como fonte para água potável”, pontua.

Back To Top

Send this to a friend