Semae Apresenta Planejamento Estrutural Em Obras Para Os Próximos Anos

Semae apresenta planejamento estrutural em obras para os próximos anos

A manhã de terça-feira (04) foi de reunião virtual do secretariado municipal, sendo que a pauta principal foi a apresentação realizada pelo Semae do planejamento de obras estruturais até o bicentenário do município, que ocorre em 2024, assim como esteve em pauta o movimento de adequação da autarquia ao Marco Regulatório do Saneamento, previsto para 2033.

Participaram da apresentação o diretor-geral, Ary Moura, o diretor-adjunto, José Nunes, o assessor técnico de Engenharia, Everson Gardel, o diretor de Planejamento e Expansão, Ronan de Jesus, o assessor de Comunicação de Marketing, Francisco Júnior, o chefe de gabinete, Verner Loh, e o assessor de Gestão e Inovação, Rafael Pazinato.

Na apresentação, a cidade de São Leopoldo vista de cima revelou um Semae presente em todas as regiões do município, com projeções de obras futuras e melhorias na estrutura atual. No horizonte da autarquia, estão previstas novas unidades, como a Estação de Esgoto João Corrêa (ETE Pradinho), que deverá aumentar significativamente o percentual de esgoto tratado.

A adutora Nordeste, obra de seis quilômetros até a divisa com Novo Hamburgo, que vai melhorar a adução de água para a região onde ficam localizados os bairros Rio dos Sinos, Vila Brás e Santos Dumont, também está prevista no planejamento. Além disso, entre as novidades, o Semae trabalha para construir o Complexo R5, primeiro complexo de reservatórios de água tratada da região norte de São Leopoldo, visando a expansão urbana, além da finalização da obra que atenderá ao Distrito Industrial naquela região.

Obras estruturais de melhorias dos atuais espaços da autarquia também estão previstas. A geração de energia fotovoltaica na ETE Feitoria, automação dos filtros, modernização e automação do laboratório de tratamento de água, na ETA 2, substituição de redes do Centro, além da recuperação dos reservatórios, substituição dos bombeamentos e geração de energia fotovoltaica, no Complexo Santa Tereza, são alguns exemplos.

O planejamento apresentado pelo Semae tem sua raiz no programa de governo do prefeito Ary Vanazzi, a partir das premissas de universalizar o abastecimento de água e esgotamento sanitário, promover a inovação e ampliar a eficiência dos processos. Dentro do programa, o planejamento ainda tem como objetivo ampliar o controle e monitoramento das pressões, plano de drenagem urbana e a formulação do planejamento estratégico, com base nas diretrizes do Modelo de Excelência de Gestão no Saneamento Ambiental (MEGSA) e do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS).

Após as considerações do secretariado e o reconhecimento ao trabalho realizado pela autarquia, o prefeito Ary Vanazzi reforçou a necessidade de dar encaminhamento às obras estruturais até os 200 anos de São Leopoldo. O vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, agradeceu as considerações e assumiu o compromisso de trabalhar duro ao lado da equipe para consolidar o Semae como um serviço público de qualidade e financeiramente sustentável.

“Nós estamos melhorando o abastecimento de água e o tratamento do esgoto. Nos próximos quatro anos, vamos ampliar os serviços e reverter o resultado em benefícios sociais, pois o nosso governo se pauta pela causa social, para que possamos desempenhar sempre em favor da população leopoldense”, destaca Ary Moura.

Fotos: Digue Cardoso