MORRO DO ESPELHO | Nova Elevatória De Água Tratada Entra Em Funcionamento

MORRO DO ESPELHO | Nova Elevatória de Água Tratada entra em funcionamento

? Digue Cardoso | Comunicação Semae

Na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Ary Vanazzi deu início à operação da nova Elevatória de Água Tratada do Morro do Espelho.

No local, foram construídos um reservatório enterrado de 2.500m³, um reservatório elevado de 250m³ e a elevatória. A ordem de início da obra foi assinada por Vanazzi, ainda em 2009, com investimento total de R$ 1.319.295,03. Hoje, acompanhado do diretor-geral da autarquia, Anderson Etter, o prefeito acionou o novo bombeamento a partir de um software.

Conforme o assessor técnico de Engenharia da autarquia, Everson Gardel, com as intervenções realizadas, será possível ampliar em 250m³ a capacidade de reservação para a zona alta formada pelos bairros Morro do Espelho e Jardim América, além de partes dos bairros Cristo Rei e Padre Reus. “Os novos bombeamentos também vão promover a eficiência, registrando redução de 40% no consumo energético dessa instalação”, explicou.

Segundo Etter, a ação integra o conjunto de prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico do Semae. “Todas as nossas intervenções resultarão em melhorias no abastecimento porque estamos preparando a cidade para os próximos trinta anos. O governo anterior deixou para o Semae uma dívida de R$ 10 milhões somente em energia elétrica. Nós parcelamos este débito e estamos pagando. Estamos pagando também as contas atuais, economizando e, mais do que isso, estabelecendo parcerias com a concessionária de energia. Para se ter uma ideia, agora, no mês de maio, tivemos uma economia de R$ 215 mil nas contas de energia elétrica. Essa redução é, portanto, fruto do nosso trabalho, que gera benefícios diretos para os nossos usuários”, comentou.

O prefeito Ary Vanazzi lembrou que as obras estão sendo realizadas com recursos próprios da autarquia. “Não há um centavo de investimento do governo federal para o saneamento e estas obras são estratégicas para o município. Em cinco meses de estiagem não fizemos racionamento um dia sequer. Quando a gente faz investimento, a cidade não para no tempo e dá dignidade às pessoas. Fico emocionado porque temos muita obra no Semae e esta é mais uma prova de que uma empresa pública, com quadro técnico eficiente, dá conta de fazer o que precisa ser feito. A água é tudo na vida”, concluiu.

✍? Daiane Pires | Jornalista | MTb 15.127