skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
ÁGUA | Segunda Rede Adutora Entra Em Operação

ÁGUA | Segunda rede adutora entra em operação

? Digue Cardoso | Comunicação Semae

Com investimento de R$ 1,2 milhão, o Semae entra em uma nova fase do seu sistema de abastecimento de água em São Leopoldo. Os recursos direcionados para adequações e melhorias na Estação de Tratamento de Água São José (ETA-001) também permitiram que uma rede adutora, antes utilizada para transporte de água bruta, pudesse ser desinfectada e passasse a conduzir água tratada. A operação teve início na noite desta quarta-feira (13).

 
Conforme o assessor técnico de Engenharia da autarquia, Everson Gardel, a segunda rede de adução irá garantir a continuidade da distribuição de água no município. “As adutoras funcionam como as artérias no corpo humano. São elas que mandam a água tratada para todas as outras redes. Então, poder contar com duas saídas de água nos dá uma segurança bastante importante”, comenta.
 
O início do funcionamento da segunda adutora estava previsto para hoje, mas foi adiantado em razão do rompimento ocorrido ontem na Avenida Imperatriz. O conserto na adutora principal, de 600mm, durou dez horas e casou interrupção no envio de água para a Zona Norte. Como a tubulação é de fibra de vidro, seria preciso aguardar outras oito horas para a secagem do reparo, antes de retomar o bombeamento.
 
Segundo o diretor-geral do Semae, Anderson Etter, enquanto uma equipe realizava o conserto na Avenida Imperatriz, outro grupo buscava as condições para antecipar o uso da segunda rede.
 
“Se não tivéssemos a disponibilidade de mais uma adutora, a normalização só ocorreria hoje. Agora, com duas redes, será possível alterná-las. Se uma precisar de conserto, a outra garantirá o abastecimento. Portanto, o episódio de ontem não se repetirá. Nossos investimentos têm esse objetivo: levar a água à casa de cada leopoldense para preservar a saúde da população”, concluiu.
 
✍? Daiane Pires | Jornalista | MTb 15.127
Back To Top

Send this to a friend