Prefeito Acompanha Obras Do Programa De Substituição De Redes Na Avenida Mauá

Prefeito acompanha obras do Programa de Substituição de Redes na Avenida Mauá

Nesta quarta-feira (15), o prefeito Ary Vanazzi e o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, acompanharam as obras do Programa de Substituição de Redes de Água da autarquia, no Centro da cidade.

Na Avenida Mauá, eles conferiram a perfuração do solo que receberá uma nova rede adutora de 250mm. O trabalho é desenvolvido a partir de um método não destrutivo, com ação de uma máquina perfuratriz.

“Esta tecnologia dispensa a abertura de valas. As brocas utilizadas têm capacidade de perfurar um trecho de até 300 metros. Neste ponto, especificamente, estamos implantando uma nova rede adutora de 250mm. Isto representa uma queda significativa em termos de manutenção da rede e uma melhora em todo o sistema de abastecimento de água”, explicou Schwertner.

Enquanto vistoriava a obra, o prefeito Ary Vanazzi comentou a aplicação de recursos próprios do Semae para realização do Programa. “As redes aqui do Centro têm quase cem anos e é por elas que a água chega a muitos outros bairros do nosso município. Esta é a primeira vez que estão sendo substituídas. É um grande trabalho do Semae que quase ninguém vê porque fica debaixo da terra. Por isso, precisamos levar ao conhecimento da comunidade que estão sendo investidos R$ 4 milhões por ano neste projeto e são os próprios leopoldenses que estão custeando esta obra. O dinheiro que entra no Semae retorna para a população”, afirmou.

DETALHES

Com o Programa de Substituição de Redes de Água, as antigas redes de ferro fundido e de cimento amianto serão trocadas por uma tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD). O material não enferruja, não apodrece e não permite formação de crostas em seu interior, mantendo a vazão ao longo dos anos. Sua vida útil é de, pelo menos, cinco décadas.

Ao substituir as redes de água, o Semae também passa a constituir setores de manobra. Assim, cada quadra contará com um registro próprio, garantindo maior precisão na detecção de problemas e menor impacto na rede de distribuição de água.