skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Instabilidade No Fornecimento De Energia Tem Prejudicado O Abastecimento De água Em São Leopoldo

Instabilidade no fornecimento de energia tem prejudicado o abastecimento de água em São Leopoldo

Com o intuito que deixar a população de São Leopoldo a par dos últimos acontecimentos a respeito da interrupção no abastecimento de água em São Leopoldo, o diretor-geral do Semae, Gerson de Borba, convocou a imprensa do município para prestar esclarecimentos. “Os problemas que estamos enfrentando desde a semana passada não estão relacionados com o nível do rio ou com incapacidade de abastecimento de água, mas sim, com as constantes quedas de energia elétrica, o que causam interrupção do sistema de abastecimento de água”, salientou Gerson.

O Semae está trabalhando intensamente desde a semana passada para recuperar o sistema, com o objetivo de se preparar para a forte onde de calor que está prevista para os próximos dias. Porém, os problemas no fornecimento de água foram surgindo devido às falhas no atendimento de energia, serviço prestado pela AES Sul. “No último final de semana houve falta de luz na ETA 1 das 22h de sábado até às 9h de domingo, fator que impossibilitou o bombeamento de água para os reservatórios, provocando drástica diminuição nos níveis de reservação; por esse motivo, alguns bairros ficaram sem água”, informou Gerson.

O Semae protocolou o primeiro pedido de atendimento para a AES Sul no sábado, 1º, às 22h, e realizou novo protocolo às 2h da madrugada de domingo, 2. Porém, o reestabelecimento de energia só foi realizado pela AES Sul na manhã de domingo. ¿Entendemos que a AES Sul está empenhada em atender a demanda de Novo Hamburgo devido ao temporal que ocorreu na cidade, mas o Semae realiza um serviço essencial para a população de São Leopoldo e, por isso, entendemos que devemos ter prioridade no atendimento¿, ponderou Gerson. A normalização do sistema deve ocorrer até quarta-feira, visto que o alto consumo de água aliado ao calor intenso contribuem para que os níveis dos reservatórios demorem a atingir sua plenitude.

O diretor do Semae salienta, ainda, que as obras de ampliação da captação e da ETA 2 estão em andamento, sendo que serão concluídas ainda em 2014. “Estas obras são parte do planejamento estratégico do Semae para que no ano que vem não ocorra nenhum problema de abastecimento de água em São Leopoldo”, ressalta Gerson.

O Semae alerta que é importante que a população também faça sua parte usando a água com consciência, sem desperdícios. Através do número 0800 510 2910 é possível denunciar eventuais desperdícios, além de fazer sugestões ou mesmo reclamações. Também é possível acompanhar as últimas notícias no site do Semae no endereço www.semae.rs.gov.br.

Back To Top

Send this to a friend