Cerca De 300 Alunos Participam Das Atividades De Abertura Da Semana Da Água

Cerca de 300 alunos participam das atividades de abertura da Semana da Água

Começou, com muita diversão e curiosidade dos pequenos, as comemorações da Semana Interamericana da Água no município, realizada pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), em parceria com várias secretarias e órgãos da cidade.

A programação iniciou com uma solenidade de abertura, na manhã desta terça-feira (25), com a presença do prefeito, Aníbal Moacir, vice-prefeito, Daniel Daudt Schaefer, diretor-geral do Semae, Gilberto Millão, e outras autoridades municipais e convidados. “Estamos realizando a Semana de atividades, totalmente sem custos para o Semae, com o intuito de levar conscientização às nossas crianças”, ressaltou Millão.

O prefeito lembrou os investimentos que o Semae fez este ano para garantir a melhoria no fornecimento de água à população e desejou que as crianças aproveitassem o circuito para aprender mais. “E eu peço a vocês: visitem a Estação de Tratamento de Água do Semae, pra que vocês vejam como tiramos a água do rio e como ela é tratada até chegar nas casas”, destacou o prefeito.

Logo após a solenidade, os alunos foram divididos em turmas e participaram de um circuito de atividades, com sete estações que tratavam sobre: Água e Esgoto, Banhado, Saúde, Flora, Mata Ciliar, Resíduos e Ser Humano. Nos pontos, os estudantes puderam conhecer alguns itens que chamaram a atenção, como o barco ambiental exposto pela Guarda Civil Municipal e o estande da equipe de Vigilância em Saúde, que contava com microscópio e lupa para que eles pudessem analisar amostras de mosquitos, como o Aedes Aegypti, causador da dengue.

A figura do “Ser Humano”, feito por um representante do PV Sinos, também esteve presente, interagindo com as crianças. Quase 300 crianças participaram do circuito nos turnos da manhã e tarde desta terça-feira.

Nesta semana, a programação segue com visitas de escolas à Estação de Tratamento de Água São José (ETA 01), na quarta-feira (26), e no aterro da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), na quinta-feira (27). Na segunda-feira (31), será a vez da Elevatória de Água Bruta (EAB) do Semae, no último dia de atividades do evento.

A Semana Interamericana da Água do Semae tem a parceria das secretarias de Vigilância e Saúde, Educação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Guarda Ambiental, União Protetora do Ambiente Natural (UPAN), Fórum Municipal de Economia Solidária e Curso e Colégio PVSinos.