Câmara Aprova Projeto E Semae Poderá Parcelar Dívida Com AESSul

Câmara aprova projeto e Semae poderá parcelar dívida com AESSul

Foi aprovado, na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que autoriza o Semae a reconhecer e parcelar uma dívida de mais de R$ 9 milhões junto à AESSul Distribuidora Gaúcha de Energia Elétrica. A pauta foi votada em regime de urgência na sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (19).

Com isso, o montante de R$ 9.459.468,09 devidos à concessionária de energia será pagos em 55 parcelas mensais e consecutivas de R$ 170 mil, até outubro de 2020, e uma parcela de R$ 109.498,09, em novembro de 2020.

A dívida se refere às faturas mensais do ano de 2015 e um parcelamento firmado também no ano passado, relativo às faturas vencidas desde dezembro de 2013. Nos termos descritos no artigo 2º do projeto, “os valores parcelados dão quitação ao período de competência compreendido entre dezembro de 2013 a dezembro de 2015, englobando os termos de parcelamento anteriormente firmados”. Agora, com a aprovação, o Semae deverá pagar a AESSul cerca de R$ 970 mil mensais – destes, R$ 800 mil são referentes à fatura mensal de energia e R$ 170 mil relativos ao novo parcelamento.

A urgência na aprovação do projeto se deu pela intenção de que não fossem atribuídos mais juros e a dívida não ficasse ainda maior. “Estamos em constantes reuniões desde que a nova gestão assumiu, em dezembro, para parcelar essa dívida. Trabalhamos muito nisso. E só conseguimos a aprovação porque fizemos um acordo com o Banrisul, no sentido de firmar uma garantia bancária para a AESSul”, explicou a procuradora-geral do Semae, Izadora Alves, que esteve a frente do projeto e o defendeu na Câmara de Vereadores.

Desde sua posse, em dezembro de 2015, o atual diretor-geral, Daniel Daudt Schaefer, manteve todas as contas em dias. “Colocamos como prioridade o pagamento dos funcionários e dos serviços essenciais para o funcionamento do Semae, por isso, o parcelamento da dívida com a AES Sul é fundamental. A aprovação com garantia bancária também foi importante, pois a empresa não acreditava mais na gente”, complementou Daniel.

O parcelamento é de suma importância para que o Semae possa manter serviços fundamentais a fim de garantir o abastecimento para a população, como a captação e o bombeamento de água, por exemplo.