skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
Semae Realiza Ação Para Lembrar O Dia Mundial Da Água

Semae realiza ação para lembrar o Dia Mundial da Água

A equipe de Educação Ambiental do Semae esteve durante grande parte dessa sexta-feira, 20, distribuindo material alusivo ao uso responsável da água. A ação faz parte da celebração do Dia Mundial da Água comemorado em 22 de março. Das 10h às 15h, em frente à agência do Banrisul o grupo entregou aos transeuntes folders com informações sobre como economizar água e a importância de um consumo consciente, uma vez que a água é um bem essencial e é preciso considerar os desafios da escassez das próximas décadas.

O tema do Dia Mundial da Água de 2015 e assunto que pautará as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo é Água e Desenvolvimento Sustentável. Para Télvio dos Santos, consultor que passava no local, a atividade é uma forma de chamar a atenção para as pessoas se conscientizarem da falta do produto como ocorreu em São Paulo. “Durante meses de grande estiagem a população passou por racionamento e até falta de água mostrando que é um recurso finito e extremamente valioso”, destaca.

O ano encerra a Década da Água – 2005/2015, proclamada pelas Nações Unidas, e muitos países do mundo. A seca prolongada e o iminente risco de falta d’água em diversas cidades provocou o debate de que é preciso uma mudança de comportamento em relação à preservação dos recursos hídricos. Para o diretor do Semae, Márcio Rubert, um dos grandes problemas de milhares de pessoas é a falta de acesso a saneamento básico e água potável.”A água não pode faltar e para que isso não ocorra é preciso uma gestão hídrica mais consciente e sustentável”, salienta.

Celebração

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Confira abaixo o vídeo do Dia Mundial da Água 2015:

Back To Top

Send this to a friend