17 De Março – Dia Do Rio Dos Sinos

17 de março – Dia do Rio dos Sinos

Foto: Digue Cardoso

O Rio dos Sinos, que possui esse nome por ser um rio sinuoso, cheio de curvas, desce dos mais de 800 metros de altura da sua nascente, em Caraá, e como um desenho de uma serpente, percorre 190 km até desembocar no Delta do Jacuí, em Canoas, a sua foz. Sua bacia hidrográfica envolve 32 municípios, entre eles, a nossa estimada São Leopoldo.

Foi pelo Rio dos Sinos que os imigrantes alemães chegaram a essa região e fundaram a nossa cidade que até hoje, com muito orgulho, carrega o título de berço da colonização alemã. Antes disso, o nosso rio já banhava os outros povos que aqui habitavam, como os povos de origem Guarani, os portugueses e os africanos.

Desde 2004, por iniciativa da deputada Floriza dos Santos (PDT), a Assembleia Legislativa do RS instituiu a data de 17 de março como o Dia Estadual de Preservação e Conscientização da Importância da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Em quase dois séculos, a nossa água ficou um pouco mais turva, mais densa. Um preço alto pago pelo desenvolvimento a qualquer preço, como o episódio da mortand

ade das 90 toneladas de peixes por ausência de oxigênio, num recente 2006. Veja bem, que coincidência, em tempos de pandemia, o oxigênio, atualmente, é um bem precioso para a humanidade.

Foto: Digue Cardoso

De volta ao Rio dos Sinos, é impossível não associá-lo ao Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo, o Semae. Para a autarquia, a sua água corrente é assunto sério. É a fonte de vida dos cidadãos leopoldenses, é um recurso indispensável para a saúde.

É com esses princípios que o Semae realiza o tratamento da água que vem do nosso rio, que é a nossa razão de existir. O nosso trabalho é realizado com excelência e com o propósito de cuidar da vida das pessoas. Enquanto houver água no rio, haverá água nos lares de São Leopoldo. Este é um compromisso pessoal meu e do prefeito, Ary Vanazzi, do governo municipal, e da autarquia, que, até 2024, quando acontecerá o bicentenário do nosso município, fará importantes investimentos para ampliação e qualificação do fornecimento de água tratada, no tratamento do esgoto e na nossa sustentabilidade hidroenergética.

Por isso, nesta data tão especial que visa a conscientização acerca da preservação da nossa fonte de vida que é o Rio dos Sinos, eu alerto para a importância de ter uma atitude consciente, uma atitude contra a poluição do rio, uma atitude coletiva de preservação de qualquer tipo de vida e da nossa natureza. O uso consciente da água, o descarte adequado de resíduos e o respeito ao ecossistema, são comportamentos individuais que devemos levar para a São Leopoldo que queremos no futuro, banhada por um rio cada vez mais vivo e com significado para a nossa existência. Água bem tratada, vida bem cuidada.

Ary Moura – Vice-prefeito e diretor-geral do Semae