Uma semana para pensar uma cidade mais sustentável
No último domingo, 30, encerrou em São Leopoldo a Semana da Sustentabilidade. Um projeto que tem como objetivo fomentar a sustentabilidade nos âmbitos ambientais, sociais e econômicos, contou com o apoio master do Semae, inclusive com a participação da autarquia dentro do calendário de ações.
A iniciativa ocorreu de forma descentralizada e com participação expressiva de público. Ao todo, foram realizadas 45 atividades, com mais de 50 instituições engajadas, diretamente, além de 18 patrocinadores e apoiadores. Foram distribuídos pelo município 14 pontos de coleta, além das cooperativas e ecopontos da cidade. De acordo com a organização do evento, mais de 5 mil pessoas participaram de forma presencial e mais de 10 mil pessoas foram atingidas de forma virtual com as interações nas redes sociais. Foram coletados mais de 250 kg de materiais recicláveis e mais de 80 litros de óleo de cozinha.
De acordo com o diretor-geral do Semae, Geison Freitas, o resultado da Semana da Sustentabilidade é fruto do engajamento dos setores público, privado e da sociedade. “Deixamos uma mensagem importante sobre o futuro do planeta, sobre as relações de consumo e sobre o descarte adequado de resíduos. Necessitamos de uma mudança de postura. As organizadoras estão de parabéns e podem contar conosco no futuro, pois a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente têm uma relação direta com o saneamento”, pontua.
Texto: Chico Júnior Mtb 19102 / Fotos: Digue Cardoso Arfoc-RS 297 | Ascom Semae