skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br

A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO

A água é utilizada ao longo do dia, por exemplo, para tomar banho, lavar louça, escovar os dentes e na descarga do vaso sanitário. Quando eliminada, ela passa a ser chamada de esgoto por apresentar suas características naturais alteradas. Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios que necessitam de tratamento adequado ara que as impurezas sejam removidas e, assim, possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.

O saneamento básico é a atividade que compreende o abastecimento de água potável, o manejo de águas pluviais e a coleta e tratamento de esgoto visando à saúde. Sua aplicação é fator de proteção à qualidade de vida. A falta dele compromete a saúde pública, o bem estar social e degrada o meio ambiente, pois qualidade de vida e meio ambiente estão relacionados. As doenças relacionadas à falta de tratamento de esgoto prejudicam o desenvolvimento e a frequência das crianças às aulas e impactam diretamente na ausência de adultos ao trabalho.

O investimento em tratamento de esgoto para a saúde pública traz grande retorno. Segundo a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), a cada 1 real investido em saneamento economiza-se 4 reais em medicina curativa. O esgoto é tão importante para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) o sétimo é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (planos de ação que equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental, para serem atingidos até 2030) tem o objetivo 6 que visa assegurar saneamento para todos e no subitem 6.3 reduzir pela metade as águas residuárias não tratadas.

COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO

Em São Leopoldo, o Semae, preocupado com a qualidade de vida da população, tem trabalhado para mudar o cenário na cidade no que diz respeito ao acesso ao serviço de esgoto. Em 2012 iniciou a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos do bairro Vicentina, melhorando o sistema de tratamento e garantindo a preservação do arroio João Corrêa.

O Semae coleta o esgoto produzido no município, faz o tratamento para lançar o efluente tratado de volta à natureza. Este serviço ocorre 24 horas por dia. Para que o processo ocorra, o Semae possui:

  • 5 Estações de Tratamento de Esgoto: ETE-001 (ETE Vicentina), ETE-002 (ETE Feitoria, ETE-003 (ETE Tancredo Neves), ETE-004 (ETE Distrito Industrial) e ETE-005 (ETE Arroio Kruse);
  • 17 Elevatórias de Esgoto Bruto: EEB Anita, EEB Charrua, EEB Creta e Malta, EEB Distrito Industrial, EEB Feitoria, EEB Ginásio, EEB Padre Orestes, EEB Paulo Couto, EEB Principal, EEB São Geraldo, EEB São Miguel, EEB S2, EEB Vicentina, EEB Vila Paim, EEB Vila Maria, EEB Viver e o ERE (Estação de Recalque de Esgoto)
  • Total de 124,9 quilômetros de extensão de rede de esgoto cloacal;
  • 5.180 mil ligações de esgoto;
  • 16.087 mil economias ativas.
  • A autarquia está fazendo sua parte para melhorar a saúde e qualidade de vida da cidade. Cabe a cada cidadão fazer a sua também, realizando a ligação à rede de esgoto disponível e através de atitudes conscientes. Com isso, estará protegendo a saúde da sua família e de toda a população.

DRENAGEM URBANA

O Semae opera o sistema de drenagem urbana do município onde as águas acumuladas pelas chuvas são conduzidas por canais até as casas de bombas e bombeadas pra o rio, evitando enchentes. Este serviço está disponível 24 horas por dia, para ser operado sempre que necessário. Para que o processo ocorra, o Semae possui:

  • Casa de Bombas 01 – RODOVIÁRIA;
  • Casa de Bombas 02 – GINÁSIO;
  • Casa de Bombas 03 – JOÃO CORRÊA;
  • Casa de Bombas 04A – CAMPINA
  • Casa de Boombas 04B – ARROIO CERQUINHA
Back To Top

Send this to a friend