SEMAE Promove Palestras Internas Contra O Assédio

SEMAE promove palestras internas contra o assédio

O Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae) realiza semanalmente, desde setembro, uma série de ‘workshops’ com a temática de combate ao assédio, propondo a refelxão sobre as relações dentro da própria autarquia e que irá resultar na produção de uma cartilha de boas práticas. Já foram ministradas para servidores e estagiários, até o dia 18 de outubro, palestras sobre a história social do trabalho, novas práticas organizacionais e focadas na liderança . O debate sobre os temas tem como objetivo a proposição de uma transformação cultural da empresa, tornando o ambiente ainda mais acolhedor e sem violências simbólicas ou estruturais.

As palestras fazem parte de uma construção de uma cartilha de combate ao assédio, que acompanha as diretrizes do planejamento estratégico que foi adotado e estabelecido, a partir de 2023. Desde então, a autarquia realiza diversas ações em busca de novas definições em seus processos, em torno da proteção às vítimas.

“As palestras são descentralizados e visam transformar a cultura organizacional, através de uma ótica humanizada, baseada em relações de respeito e contra qualquer tipo de violência. A previsão é continuar essa construção, chegando no produto de uma cartilha e um redirecionamento estrutural das ações humanas do Semae”, explica a doutora em História, Priscilla Almaleh, do coletivo Vamos Juntas, que está auxilindo o Semae na construção da cartilha.

Texto: Gabriel Muniz – Estagiário de Jornalismo | Jornalista Responsável: Chico Júnior. Mtb 19.102

Atendimento 0800 - Ouvidoria