Semae em parceria com Pró-Sinos distribui panfleto sobre ligação de esgoto
Durante os meses de dezembro e janeiro, os clientes do Semae receberão junto à conta de água um folheto relativo à implantação do sistema de tratamento de esgoto cloacal. A iniciativa é uma parceria do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o Pró-Sinos, além do Semae, Comusa (NH) e Corsan (RS).
Segundo o diretor do Semae, Gerson de Borba, a ideia é destacar a importância da ligação do esgoto na residência com a rede de coleta e tratamento numa situação permanente, ligando diretamente na rede de esgoto cloacal existente. No caso onde não há rede coletora, deve-se fazer um sistema de tratamento individual com fossa e filtro ligados à rede pluvial.
Responsabilidade
“São Leopoldo trata 24% do esgoto cloacal e a implantação do sistema de tratamento é uma obrigação legal”, destaca Gerson. Conforme explica, a coleta e tratamento de esgoto cloacal também é um investimento para a qualidade de vida. No entanto, o diretor do Semae alerta que é responsabilidade do morador ou proprietário do imóvel se ligar à rede.