São Leopoldo Garante R$ 76 Milhões Para Obras De Ampliação Do Saneamento

São Leopoldo garante R$ 76 milhões para obras de ampliação do saneamento

Com a ordem de liberação de R$ 76 milhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), assinada pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, São Leopoldo dará um salto na capacidade do tratamento de esgoto na cidade, de 32%, para 52% de cobertura. Os investimentos dos primeiros R$ 30 milhões – Etapa 1, já foram autorizados para o Município dar andamento nas obras de construção das novas redes do sistema de esgotamento sanitário da Bacia Vicentina, que engloba os bairros Vicentina, São Miguel, Cristo Rei, Padre Reus, Vila Tereza, Vila Otacília, e parte do Morro do Espelho, que farão parte do Complexo da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pradinho, a ser construída, próxima à Casa de Bombas da avenida João Corrêa, beneficiando mais de 45 mil pessoas, ou seja, mais de 20% da população. O projeto teve acompanhamento do deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS), que auxiliou na liberação dos recursos junto ao Ministério das Cidades.

O secretário Geral de Governo Nelson Spolaor representou o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que se recupera de uma cirurgia, no ato realizado no Ministério das Cidades, acompanhado do assessor técnico de Engenharia do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Ronan Teodoro de Jesus, no início da noite desta quarta-feira, 04 de outubro, no gabinete do ministro.

Para o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi este é um projeto que demonstra o compromisso do Governo Lula com os municípios. “É uma ótima notícia para a nossa cidade, essa liberação desses R$ 76 milhões, de recursos diretos, um projeto magnífico de saneamento desenvolvidos pelas nossas equipes que já estava protocolado no Governo Federal, ainda no PAC, mas com os governos Temer e Bolsonaro, esses recursos foram suspensos. Essa liberação de hoje do ministro das Cidades, demonstram com clareza esse novo momento que o Brasil vive, e assim que o Governo Lula sinalizou a retomada desses recursos, nós imediatamente agilizamos as nossas equipes e a articulação pela liberação desses importantes investimentos. Num primeiro momento serão feitas as redes para a Vicentina, depois vem a construção da nova Estação de Tratamento do Pradinho, isso demonstra essa visão estratégica de desenvolvimento, de crescimento, de uma gestão articulada e foco na questão ambiental e no futuro da cidade, assim São Leopoldo cresce e se desenvolve. O nosso Semae é um orgulho imenso, para toda a cidade e para o Brasil, uma empresa pública que gera receitas para o município, também faz fortes investimentos, qualifica o sistema com os seus recursos uma empresa pública que garante qualidade de água e do nosso tratamento de esgoto. Temos outros importantes projetos estratégicos para serem apresentados que chegam a quase a R$ 1 bilhão de reais do Governo Federal” concluiu Vanazzi.

O secretário Geral de Governo Nelson Spolaor, destacou que o Brasil vive um novo momento e quem sai ganhando são os municípios e as pessoas que mais precisam. “Esse aqui é um exemplo real desse Brasil da reconstrução e da retomada dos investimentos, esse é um recurso direto, sem reembolso, que o Município de São Leopoldo recebe como uma grande notícia, um grande passo na qualidade de vida da população, especialmente na questão ambiental, de saúde pública. É um projeto estratégico do nosso governo liderado pelo prefeito Vanazzi, onde vamos garantir uma obra muito significativa dentro desse projeto e visão de mundo e de sociedade”, destacou Spolaor.

De acordo com o engenheiro e assessor do Semae, Ronan de Jesus, “Essa obra concluída vai garantir um salto significativo na cobertura de esgoto de São Leopoldo, de 32%, para 52%, ou seja 20% de ampliação com essas novas redes de esgoto cloacal, novas elevatórias e Estação de Tratamento, sendo 97 km de novas redes. Isso é uma demonstração objetiva de que uma empresa pública de saneamento como é o caso do Semae, tendo os recursos e os investimentos necessários, e uma gestão eficaz e eficiente como é o caso, cumpriremos a lei do Marco Legal do Saneamento, que é de 90% da universalização do esgoto nos municípios até 2033″, assegurou.

O projeto da ETE Pradinho, já estava protocolado junto ao Ministério das Cidades. Em 2018, projetos complementares foram entregues para a Caixa Econômica Federal (CEF) que tem todo um acompanhamento técnico dos investimentos do Governo Federal, e agora inicia a liberação dos recursos para a Etapa 1. A Etapa 2, são outros R$ 46 milhões para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, das elevatórias, outras redes de esgoto cloacal complementares, e interceptores de rede. Serão ao todo pelo projeto mais de 97 km de novas redes, beneficiando mais de 45 mil pessoas. A primeira etapa tem prazo de execução de um ano, a partir da ordem de início com a empresa responsável.

[Foto: Marcelo Câmara/Ministério das Cidades | Texto Jornalista Valentin Thomaz MTb 19.048 | Scom/PMSL]