skip to Main Content
0800 510 2910 ouvidoria@semae.rs.gov.br
RODÍZIO NA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA TRATADA | Abastecimento Intermitente E Perdas Na Rede Dificultam O Acesso à água Tratada Pela População

RODÍZIO NA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA TRATADA | Abastecimento intermitente e perdas na rede dificultam o acesso à água tratada pela população

O Semae está abastecendo cerca de 90% da rede de água tratada, atualmente, no município de São Leopoldo. Mesmo com a captação de água e a estação de tratamento operando na capacidade máxima, o sistema de abastecimento encontra problemas estruturais ocasionados pelas enchentes, assim como o consumo segue elevado diante da necessidade da população de limpar mais de 30 mil residências atingidas pelas cheias. Diante disso, como alternativa para a água chegue em todas as localidades, o Semae estabelecerá um rodízio provisório de abastecimento, a começar pelas regiões abastecidas pelo reservatório da Scharlau (R2).

Em decorrência do avanço das águas sobre as ruas, muitos vazamentos de redes não estão sendo detectados, assim como muitos quadros e ligações de água estão danificados. A avaliação técnica de momento apresenta uma estimativa de perda de 50% da água tratada e distribuída pelo Semae.

“Há um grande consumo, justificável, das famílias que estão retornando para as suas casas. Afinal, é preciso lavar as roupas, móveis, a própria estrutura da casa. Atualmente, o consumo está maior que a média do verão, por exemplo. Mesmo com toda a capacidade de produção instalada, devido ao alto consumo, a água não está chegando em todas as localidades. Para que a água chegue, será necessário que façamos esse manejo. Esse rodízio deverá ser feito em todas as regiões afetadas pelos alagamentos”, explica o superintendente Técnico de Serviços, Ronan de Jesus.

Back To Top
Atendimento 0800 - Ouvidoria

Send this to a friend